Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Viracopos registra 2º menor fluxo de passageiros para março

Aeroporto em Campinas (SP) contabilizou 684,4 mil viajantes no mês mais letal da pandemia no Brasil

17/04/2021 10h15

Foto: Divulgação

O Aeroporto de Viracopos registrou em março o segundo fluxo mais baixo de passageiros para este mês desde 2013, ano em que o terminal em Campinas (SP) foi concedido integralmente à iniciativa privada. Ao todo foram 684,4 mil viajantes no período mais letal da pandemia no Brasil, total superior apenas ao de março de 2020, de 575,4 mil, quando a metrópole divulgou o primeiro caso da doença.

O resultado também significa baixa na movimentação pelo segundo mês consecutivo. Antes disso, o aeroporto registrou curva ascendente entre abril do ano passado e janeiro. 

Os dados da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos indicam retração de 7,3% no primeiro trimestre deste ano, no comparativo com 2020: o total diminuiu de 2,37 milhões para 2,20 milhões.

Em relação ao total de passageiros registrados em março, 679,1 mil fizeram viagens domésticas, e 5,3 mil foram ao exterior ou chegaram ao Brasil por Campinas.

A concessionária destaca que os impactos são verificados por todos os aeroportos no mundo em virtude do contexto mundial de enfrentamento à pandemia. Por outro lado, apesar do abalo no indicador, salienta que 70% do faturamento decorre do terminal de cargas.

Em nota, a companhia aérea Azul diz que segue com uma operação internacional restrita a três voos semanais para Fort Lauderdale, Estados Unidos, em virtude do fechamento de fronteiras para turismo de brasileiros ao exterior. Os voos para Lisboa, Portugal, e Orlando, Estados Unidos, estão suspensos.

"A Azul está ajustando a operação de voos para os próximos meses", diz nota da assessoria ao mencionar que a companhia está em contato com os clientes para fazer a reacomodação deles. A Azul diz ainda que segue rígidos protocolos sanitários implementados desde o início da pandemia.

Mudança de cenário

Antes da pandemia, o aeroporto registrou uma série marcada por altas consecutivas entre julho de 2018 e fevereiro de 2020, comparando-se cada mês com o mesmo período do ano anterior. Em abril, porém, foi registrada a menor movimentação do ano, totalizando 150,5 mil passageiros no mês.

Entre o quarto mês do ano passado até janeiro de 2021, Viracopos teve curva ascendente de viajantes. Contudo, encerrou 2020 com 6,7 milhões de passageiros, perda acumulada de 36% em 12 meses.

O terminal aguarda o processo de relicitação para sanar dívidas que somam R$ 2,88 bilhões. O governo federal prevê realizar novo leilão em 2022, devido a atrasos nos trâmites do processo.

Fonte: G1