13/04/2025 10h26
Foto: BMW - Divulgação
O BMW Group registrou a entrega de 586.149 veículos no primeiro trimestre de 2025, número estável em relação ao mesmo período do ano anterior (-1,4%). Um dos destaques foi o crescimento nas vendas de veículos totalmente elétricos (BEVs), que somaram 109.516 unidades globalmente — alta de 32,4% em comparação ao 1º trimestre de 2024. Isso significa que cerca de um em cada cinco carros vendidos pelo grupo já é elétrico.
Na Europa, o avanço dos BEVs foi ainda mais expressivo: crescimento de 64,2% no trimestre. A região registrou 241.867 veículos vendidos, com destaque para os novos modelos totalmente elétricos da BMW e MINI. Nos Estados Unidos, as vendas também cresceram (+4,1%), enquanto na China houve queda de 17,2% na comparação anual.
A marca BMW respondeu por 520.142 unidades vendidas entre janeiro e março, incluindo 86.449 BEVs — aumento de 9,9% sobre o mesmo período do ano passado. Já a MINI, que renovou sua linha em 2024, vendeu 64.626 veículos, com participação de 35,3% de modelos 100% elétricos.
Segundo Jochen Goller, membro do Conselho de Administração da BMW AG, a ofensiva de modelos elétricos está trazendo resultados. “A estratégia de abertura tecnológica está funcionando. Nossos produtos estão conquistando clientes em todas as tecnologias de propulsão, com impulso positivo especialmente dos novos modelos MINI", afirmou.
O BMW Group projeta alcançar dois marcos importantes até o fim de 2025: a entrega acumulada de 3 milhões de veículos eletrificados (soma de BEVs e híbridos plug-in) e 1,5 milhão de BEVs vendidos globalmente desde o lançamento dos modelos pioneiros i3 e i8.
Além dos automóveis, a BMW Motorrad vendeu 44.609 motocicletas e scooters no período (-3,9%). A Rolls-Royce entregou 1.381 veículos, com leve retração de 9,4%.
Segundo dados da ABVE, o Brasil fechou 2024 com uma frota de 240 mil veículos eletrificados, alta de 91% em relação ao ano anterior. A expectativa para 2025 é de continuidade desse crescimento, impulsionado tanto por fabricantes tradicionais como BMW quanto pelas novas marcas chinesas como BYD e GWM, focadas em volume.
A ofensiva global do BMW Group em modelos elétricos reforça o movimento de transformação no setor automotivo. O avanço da infraestrutura de recarga, somado ao aumento da oferta de BEVs, deverá manter a tendência de crescimento da frota elétrica no Brasil e no mundo.
Fonte: Inside Evs