18/07/2025 11h34
Foto: Toyota - Divulgação
A Toyota confirmou que o SUV Yaris Cross está confirmado para estrear no Brasil. O SUV compacto será lançado oficialmente em outubro e chegará às concessionárias em novembro. A produção será nacional, na fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo.
A montadora também anunciou para setembro o lançamento de uma versão mais acessível do Corolla sedã: a GLi híbrida.
O Yaris Cross é o mais novo integrante da disputada categoria de SUVs compactos, em que duelam campeões de venda como Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross, além do prometido Honda WR-V.
O nome Yaris já é conhecido do público brasileiro, embora em outros segmentos. Desde 2018, as versões hatch e sedã disputavam mercado com o Honda Fit e com as versões mais completas de Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
Foto: Toyota - Divulgação
O sedã saiu de linha, e o hatch deve ter o mesmo destino. Segundo Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, ainda são produzidas cerca de 37 mil unidades do Yaris hatch para mercados como Argentina e Uruguai.
Com o espaço liberado na fábrica, a Toyota promete lançar um dos SUVs mais econômicos do segmento, caso mantenha a configuração vendida fora do Brasil. Os detalhes sobre versões e especificações técnicas devem ser revelados apenas em outubro, durante o lançamento oficial.
A versão chilena do Yaris Cross utiliza um motor 1.5 flex aspirado com ciclo Atkinson (diferente do ciclo convencional), que entrega 91 cv e 12 kgfm de torque, combinado a um motor elétrico de 80 cv e 14 kgfm. A potência combinada, que não é uma simples soma, deve ficar em torno de 115 cv.
Assim sendo, ele será o primeiro SUV de entrada com propulsão híbrida flex plena. Esse conjunto é diferente do utilizado no Corolla e no Corolla Cross, que contam com motor 1.8 e potência combinada de 122 cv (a Toyota não informa o torque desses modelos).
A versão híbrida flex deve ocupar o topo da linha do Yaris Cross, assim como acontece com o Corolla Cross. Caso mantenha a configuração dos atuais hatch e sedã, o SUV terá motor 1.5 flex aspirado, com 110 cv e 14,9 kgfm de torque com etanol.
Todas as versões devem vir equipadas com câmbio automático do tipo CVT.
Fonte: g1