Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto de Santos recebe novos portêineres

Mais seis serão adquiridos pelo Tecon Santos e integram o projeto de modernização e ampliação

22/02/2020 13h52

Foto: Porto de Santos - Divaulgação

Dois novos portêineres de última geração chegaram no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Os equipamentos irão proporcionar uma ampliação na produtividade do terminal de contêineres localizado na margem esquerda do porto, em Guarujá.

Os portêineres, destinados à operação de embarque e desembarque de contêineres, vieram do porto de Shanghai, na China. Eles saíram no dia 26 de dezembro e chegaram no Brasil após uma viagem de 50 dias. Os equipamentos vieram praticamente montados e a operação de desembarque deve durar quase seis dias. A previsão é que até o fim de março eles já estejam em operação.

Eles são os dois primeiros novos guindastes de cais de um total de oito que serão adquiridos pelo Tecon Santos e integram o projeto de modernização e ampliação do terminal de contêineres da Santos Brasil.

Portêineres

Os equipamentos têm 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros e capacidade para movimentar simultaneamente dois contêineres de 20 pés, num total de até 100 toneladas de carga.

O objetivo é também preparar o terminal para atender de maneira eficiente a demanda prevista para a chegada dos navios do tipo New Panamax, que tem 366 metros de comprimento e capacidade de transportar até 12.500 TEUs.

Os portêineres tem uma dimensão e tecnologia que permitem alcançar as últimas fileiras de contêineres nestes navios. Eles também agregam mais segurança e precisão à operação, pois são dotados da tecnologia TPS (Truck Position System – sistema de posicionamento de carretas) que define de forma precisa o local de parada das carretas utilizadas no embarque e desembarque de cargas.

O terminal é o primeiro no país a dispor desse conjunto tecnológico. Por isso, a empresa acredita que os equipamentos trarão ganhos de produtividade, eficiência e flexibilidade operacional.