01/11/2021 11h10
Foto: Divulgação
A nova profundidade do canal de navegação do Porto de Rio Grande ganhou certificação da Marinha. Com isso, a capacidade de carregamento das embarcações vai aumentar e os terminais poderão receber navios de grande porte, com 368 metros de comprimento — 29 metros a mais do que o limite atual.
De tempos em tempos, o trajeto que eles faziam ao chegar e sair do porto precisava ser dragado. A última vez foi em 2013. Em outubro de 2018, começou uma nova limpeza, concluída em fevereiro deste ano. Foram investidos cerca de R$ 500 milhões para retirar 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos.
Agora, a profundidade externa dos Molhes da Barra é de 18 metros e, nos terminais, passa de 12,8 metros para 15 metros. Além de aumentar a segurança para os navios, a nova profundidade dá mais eficiência ao porto de Rio Grande.
“Definitivamente, nós vamos ser eleitos o porto do Conesul, porque os portos abaixo de nós têm profundidade menor e com poucas chances de manobra de grandes navios", projeta o diretor do Terminal de Contêineres de Rio Grande, Paulo Bertinetti.
No ano passado, 40 milhões de toneladas de cargas foram movimentadas, desempenho que deve crescer cerca de 10% em 2021 devido às novas condições de navegação. É o caso dos terminais de grãos, que exportam a soja colhida no estado.