Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

ONU destaca importância de voluntários na luta contra Covid-19

Em mensagem, secretário-geral das Nações Unidas afirma que esta atividade “é a espinha dorsal das sociedades”

05/12/2020 13h38

Foto: Divulgação

Neste sábado,  Dia Internacional do Voluntário, as Nações Unidas destacam as importantes contribuições destas pessoas para a resposta à Covid-19. Este ano, sob o tema "Juntos Podemos Através do Voluntariado", o Dia conta com uma campanha. 

Em mensagem, o secretário-geral, António Guterres, diz que “em todo o mundo, os voluntários têm ajudado grupos vulneráveis, corrigindo desinformação, educando crianças, prestando serviços essenciais aos idosos e apoiando os profissionais de saúde que estão na linha de frente.” 

À medida que o mundo se recupera gradualmente da pandemia, Guterres diz que “os voluntários terão um papel fundamental a desempenhar na aceleração da transição para economias verdes, inclusivas e justas.”

Segundo ele, “o voluntariado é a espinha dorsal das sociedades.” O chefe da ONU conta que, muitas vezes, trabalhando com as Nações Unidas, “os voluntários constroem um senso de união.” 

Objetivos 

Para o secretário-geral, eles também “fortalecem a coesão social” e “ajudam a proteger as comunidades, especialmente alcançando os mais necessitados.”  

É por isso que, no Dia Internacional do Voluntário, ele apela a todos os governos que promovam o voluntariado e apoiem seus esforços e contribuições para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  

António Guterres termina afirmando que os voluntários merecem “o mais sincero agradecimento” de todos. 

Importância 

Nos últimos meses, os voluntários têm estado na vanguarda das respostas médicas, comunitárias e sociais. As manchetes têm dado crédito a essas pessoas por todos os tipos de trabalho, desde cuidados médicos a compras para vizinhos e cuidado a idosos que vivem sozinhos. 

O Plano Estratégico de Preparação e Resposta Covid-19 da Organização Mundial da Saúde, OMS, também destaca a importância dos voluntários ​​na comunicação de riscos e envolvimento da comunidade.  

Em 2019, a ONU tinha 8.282 voluntários, que serviram em 54 missões, agências, fundos e programas das Nações Unidas em todo o mundo. 

Além disso, mais de 13 mil voluntários online trabalharam com 33 parceiros das Nações Unidas em apoio a 183 organizações da sociedade civil que atuam pela paz e pelo desenvolvimento. 

Cerca de 29% dos voluntários da ONU tinham menos de 29 anos e 51% eram mulheres. 

Fonte: ONU News