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Transporte Terrestre

Nova Toyota Hilux recebe nota máxima em teste de segurança

Próxima geração da picape média obteve bons resultados na avaliação, com destaque para proteção infantil

26/12/2025 09h18

Foto: Divulgação

A nova geração da Toyota Hilux só chega ao Brasil no último trimestre de 2026, mais tardar primeiro semestre de 2027. A picape média, no entanto, já foi submetida a um teste de segurança e obteve nota máxima.

A nova Hilux foi avaliada pelo Australasian New Car Assessment Program (Ancap), equivalente do Latin NCAP para Austrália e Nova Zelândia. As vendas do modelo já tiveram início nos Países da Oceania.

A picape média recebeu a nota máxima de cinco estrelas no quesito segurança. A entidade avaliou quatro tópicos distintos e a nova Hilux obteve médias muito boas em todos eles.

Segundo o Ancap, a picape média teve 82% de aproveitamento nos quesitos proteção de usuários vulneráveis ??das vias públicas (pedestres, ciclistas e motociclistas) e assistência à segurança. Na proteção para ocupantes alcançou 84% para adultos e 89% para crianças.

Nos testes de impacto frontal e lateral, a proteção dos dummies de 6 e 10 foi considerada boa e, por isso, a média obteve nota elevada. O Ancap, contudo, não recomenda a instalação de cadeirinhas no assento central do banco traseiro da opção cabine dupla, pois não há ancoragem superior.

O habitáculo da nova Toyota Hilux permaneceu estável, o que na prática significa que a célula de sobrevivência não colapsou, protegendo o espaço interno. Todavia, a rigidez e o desenho da dianteira fazem da picape uma ameaça para veículos menores. Por isso recebeu a penalidade de 8 pontos.

A nova geração da Hilux acabou, no fim, sendo favorecida pela presença de itens como airbag central, que ajudou a garantir a integridade dos ocupantes. Além disso, o sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB) foi avaliado como bom.

Nova Toyota Hilux no Brasil

Apesar da atualização profunda, a nova Toyota Hilux continua usando a plataforma IMV. No visual, o destaque fica para os faróis mais estreitos e o logotipo "Toyota" escrito por extenso na grade dianteira, substituindo o emblema tradicional da marca.

A Toyota manteve sua estratégia de oferecer várias opções de motorização conforme o mercado. Continuam disponíveis o motor 2.8 turbodiesel, nas versões convencional e híbrida leve, e o 2.7 a gasolina.

A grande novidade fica por conta da opção totalmente elétrica, equipada com dois propulsores que rendem 196 cv e 28,2 mkgf de torque, alimentados por uma bateria de 59,2 kWh. A autonomia é de 240 km no ciclo WLTP ou cerca de 300 km no NEDC.

No Brasil, a nova geração da Toyota Hilux, conforme mencionamos anteriormente, chega no fim de 2026 ou no início de 2027. Por aqui terá o conhecido motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm. A média terá ainda opção com sistema híbrido leve de 48V.

Fonte: Estadão Conteúdo