Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Medidas de socorro ao setor aéreo saem nos próximos dias

50% dos voos internacionais e 30% dos domésticos foram cancelados pelas companhias aéreas, disse Tarcísio Freitas

17/03/2020 09h17

Foto: Divulgação

Afetado pelos cancelamentos de viagens decorrentes do coronavírus, o setor aéreo receberá medidas de socorro nos próximos dias, informou o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa. Segundo Costa, reuniões ainda estão sendo feitas com diversos setores para avaliar o impacto da pandemia de Covid-19 sobre a economia. “Somente com o setor aéreo, estamos na quinta reunião”, disse o secretário. Costa disse que o governo enviou questionários a entidades de vários setores para dimensionar o impacto do coronavírus sobre as atividades.

O ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas informou que 50% dos voos internacionais e 30% dos domésticos foram cancelados pelas companhias aéreas. Segundo o ministro, a redução deve ser ainda maior nas próximas semanas. Para voos internacionais, deve chegar a 70%. Já os domésticos podem cair pela metade.

O secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes, explicou que o órgão ainda está calculando o impacto das desonerações temporárias dos Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre 67 produtos necessários para o combate à pandemia e da redução a zero das alíquotas de importação para produtos de uso médico-hospitalar até o fim do ano. Tostes explicou que, como as desonerações foram decididas de última hora, a Receita ainda não avaliou a perda de arrecadação.

O secretário executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, destacou que o grupo de monitoramento criado para monitorar os impactos da Covid-19 sobre a economia anunciará novas ações em breve. Segundo Guaranys, a primeira fase consistiu em anunciar medidas gerais, antes de entrar nas ações setoriais.