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Transporte Terrestre

Honda investe R$ 4,2 bilhões e lança WR-V no Brasil

SUV subcompacto chega em duas versões, EX e EXL, e promete disputar espaço com VW Tera, Renault Kardian

19/10/2025 09h15

Foto: Honda - Divulgação

A Honda lançou o novo WR-V, SUV mais importante da marca na última década. O carro chega em duas versões: a EX, mais barata, tem preços a partir de R$ 144.900, enquanto a topo de linha, EXL, tem preço inicial de R$ 149.900.

O lançamento do novo SUV é parte da estratégia da marca japonesa, que pretende investir R$ 4,2 bilhões até 2030 para modernizar sua operação e tentar competir com os carros chineses — que cada vez mais ganham espaço no país.

Com valores abaixo de R$ 150 mil, o WR-V chega para competir tanto com subcompactos como o Volkswagen Tera, Renault Kardian e o futuro Toyota Yaris Cross, quanto com os modelos compactos de categorias superiores, como VW T-Cross e Hyundai Creta.

O modelo chega com uma lista robusta de itens de série, superior à oferecida por rivais diretos, além de um bom espaço interno — algo nem sempre encontrado em SUVs.

Com o novo utilitário esportivo, a linha de SUVs da Honda passa a ter a seguinte configuração:

  • WR-V: de R$ 144.900 a R$ 149.900 – rivais: VW Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse;
  • HR-V: de R$ 163.200 a R$ 209.900 – rivais: VW T-Cross e Hyundai Creta;
  • ZR-V: R$ 214.500 – rivais: Jeep Compass e VW Taos;
  • CR-V: R$ 352.900 – rival: Jeep Commander.

Segundo Marcelo Langrafe, diretor comercial da Honda Automóveis do Brasil, o preço será o mesmo tanto na pré-venda, que começa nesta sexta-feira (17), quanto nas vendas regulares, que se iniciam em 12 de novembro. Ou seja, não haverá reajuste quando o veículo chegar às concessionárias.

Diferentemente do antigo modelo, que era apenas uma versão aventureira do Fit, o novo WR-V é um projeto inédito. O anterior, apelidado pela internet de “Fitão”, era basicamente um Fit com visual robusto.

Agora, a Honda enfrenta um desafio: os preços do WR-V são próximos aos do City, que vem registrando baixas vendas em seu segmento.

Como os SUVs já representam 53% das vendas de veículos no país, segundo a Fenabrave, é provável que o City perca ainda mais espaço nas concessionárias. Confira os preços do hatch que podem conflitar com o novo WR-V:

  • LX: R$ 117.500;
  • EX: R$ 134.500;
  • EXL: R$ 141.300;
  • Touring: R$ 149.800;
  • Touring Sport: R$ 152.800.

De acordo com Langrafe, “o posicionamento de preço do novo WR-V foi cuidadosamente estudado para que ele ficasse entre o City e o HR-V. São públicos distintos, e esse valor é adequado a cada perfil de consumidor”.

Honda WR-V tem mais porta-malas que o HR-V

O público do HR-V também pode se interessar pelo novo modelo, especialmente quem busca mais espaço para bagagens.

O WR-V mede 4,32 m de comprimento (6 cm a menos que o HR-V), 1,79 m de largura (mesma medida), 1,65 m de altura (4 cm a mais) e 2,65 m de entre-eixos (4 cm maior que o HR-V).

Apesar do entre-eixos superior, o espaço interno é semelhante entre os dois modelos. Porém, no porta-malas, o WR-V leva ampla vantagem: 458 litros contra 354 litros, ou seja, 22,7% mais capacidade.

Visualmente, o SUV parece maior do que é. A grade com traços retos reforça a sensação de robustez, enquanto o capô elevado transmite imponência.

Os faróis full LED têm uma assinatura luminosa em forma de “sobrancelha” que funciona como luz diurna. Um friso cromado conecta os faróis e atravessa toda a grade — elemento que pode ser simplificado em uma eventual versão básica (como uma futura LX) e substituído por acabamento em plástico preto, prática comum na marca.

Nas laterais, o destaque fica para as rodas de 17 polegadas com acabamento bicolor, de série em ambas as versões. A silhueta também garante um melhor aproveitamento do espaço interno, principalmente para os ocupantes do banco traseiro.

A traseira segue a tendência de ligar as lanternas por uma barra horizontal não iluminada, que dá a impressão de um carro mais largo — recurso já visto em modelos como HR-V, Creta e T-Cross.

Interior e equipamentos

O interior acomoda dois adultos com conforto no banco traseiro, que conta com saídas de ar-condicionado. A versão mais cara, a EXL, também conta com um apoio de braço central com porta-copos.

As diferenças entre as versões são claras:

  • EX: já vem com faróis de LED, botão de partida, rodas de liga leve de 17”, ar-condicionado digital, espelhos rebatíveis eletricamente, chave presencial, central multimídia, banco traseiro bipartido, pacote ADAS (Honda Sensing), antena tubarão e garantia de seis anos.
  • EXL adiciona: bancos e volante de couro, faróis de neblina, barras no teto, aletas para trocas no volante, carregador sem fio e o aplicativo MyHonda Connect.

O painel repete o layout conhecido da linha Honda, com tela de 7 polegadas que combina display TFT e velocímetro analógico.

Todas as versões trazem o Honda Sensing, pacote de segurança com:

  • Frenagem automática de emergência: aciona os freios ao detectar risco de colisão frontal com veículos, pedestres, bicicletas ou motos.
  • Assistente de permanência em faixa: corrige levemente o volante para manter o carro centralizado na pista.
  • Alerta e correção de saída de faixa: identifica desvios involuntários e ajusta a direção para evitar que o veículo saia da estrada.
  • Farol alto automático: alterna entre farol alto e baixo ao detectar veículos à frente ou no sentido oposto.
  • Piloto automático adaptativo: ajusta a velocidade para manter distância segura do carro à frente.

O carro ainda conta com uma central multimídia de 10 polegadas — que permite espelhamento sem fio de smartphones —, controles físicos de temperatura e display digital com informações do ar-condicionado.

Um ponto que merece atualização é o número de entradas USB: são apenas duas frontais, ambas do tipo A. Não há portas USB-C, padrão dos celulares atuais. A cabine também conta com duas tomadas 12V, uma delas para os ocupantes traseiros, que poderiam ser substituídas por conexões USB-C para maior praticidade.

Segurança

As duas versões contam com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, Isofix, Top Tether, câmera de ré e sensores de estacionamento.

Motorização e desempenho

O WR-V usa o motor 1.5 aspirado de quatro cilindros com injeção direta, o mesmo das linhas City e HR-V nas versões básicas. Ele entrega 126 cv (com etanol ou gasolina) e torque de 15,8 kgfm (etanol) e 15,5 kgfm (gasolina), sempre com câmbio CVT.

Consumo registrado pelo Inmetro:

  • Cidade: 8,2 km/l (etanol) / 12 km/l (gasolina);
  • Estrada: 8,9 km/l (etanol) / 12,8 km/l (gasolina).

O propulsor tem potência e torque na casa esperada, ou seja, fica dentro da média do segmento.

O Honda WR-V chega em sete opções de cor: são: Branco Tafetá (sólida), Prata Platinum, Azul Cósmico e Cinza Basalto (metálicas), Branco Topázio, Preto Cristal e Azul Aurora (perolizadas).

Fonte: g1