25/12/2025 15h55
Foto: Divulgação
O Geely EX2 alcançou um marco importante ao somar 500 mil unidades entregues globalmente pouco mais de um ano após o lançamento. O modelo, apresentado originalmente na China em outubro de 2024, tornou-se rapidamente um dos carros elétricos mais vendidos do mundo, impulsionado por volumes elevados e preços agressivos no mercado local.
Somente em novembro, o elétrico chamado de Xingyuan na China registrou 44.239 unidades vendidas no varejo, completando o sexto mês consecutivo acima da marca de 40 mil unidades. No acumulado entre janeiro e novembro, foram 429.628 unidades comercializadas na China, o maior volume entre todos os modelos de passeio no país no período (elétricos e não-elétricos), segundo dados da China Passenger Car Association (CPCA).
Essa escala ajuda a entender por que o carro já aparece entre os elétricos mais vendidos do mundo. No terceiro trimestre, ele figurou ao lado de Tesla Model Y e Model 3 como um dos BEVs mais comercializados globalmente, com 138.411 unidades no período, de acordo com levantamentos do mercado chinês.
No Brasil, embora os volumes ainda sejam modestos em comparação com a China, o impacto já começa a ser sentido. Vendido localmente como Geely EX2, o modelo foi o segundo carro elétrico mais emplacado em novembro, quebrando a sequência de domínio do BYD Dolphin, até então uma das principais referências do segmento. O resultado chama atenção por ocorrer em um mercado ainda em formação, mas altamente sensível a preço, escala e disponibilidade.
Na China, o elétrico da Geely atua diretamente na faixa de modelos como BYD Seagull (Dolphin Mini) e Dolphin, combinando preço próximo ao primeiro com dimensões e autonomia mais alinhadas ao segundo. Atualmente, o modelo parte de 65.800 yuans em ações promocionais, o equivalente a cerca de R$ 52 mil, valor que ajuda a sustentar volumes elevados e uma produção em larga escala.
A linha mais recente mede 4.135 mm de comprimento, 1.805 mm de largura e 1.570 mm de altura, com entre-eixos de 2.650 mm. O conjunto mecânico traz motor traseiro de 58 kW (78 cv) ou 85 kW (116 cv), dependendo da versão, combinado a baterias LFP da CATL com capacidades de 30,1 kWh ou 40,1 kWh, que garantem autonomias declaradas de 310 km ou 410 km, no ciclo chinês.
Para o mercado brasileiro, o marco de 500 mil unidades globais reforça que o EX2 não é um projeto isolado ou experimental, mas parte de uma estratégia de grande escala da Geely. Em um cenário de disputa cada vez mais direta entre fabricantes chineses, o desempenho global do modelo ajuda a sustentar preços competitivos e explica por que ele já começa a pressionar nomes consolidados no país, como o Dolphin, mesmo com pouco tempo de mercado.