Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Covid-19: Salvador poderá ter comércio fechado novamente

Secretário de Saúde terá reunião na segunda (23) para decidir se abrirá mais leitos para Covid-19 em Salvador

22/11/2020 13h43

Foto: Divulgação

Após anunciar a abertura de 30 leitos de UTI para Covid-19, em suas redes sociais, o secretário de saúde Leo Prates diz que, se a população de Salvador não colaborar, pode acontecer uma nova onda de fechamento das atividades do comércio.

"Nesse momento, não corremos esse risco. Mas preciso destacar que nossa capacidade é finita. Se as pessoas não nos ajudarem, vamos precisar voltar a fechar, porque há limite", alerta Leo Prates. A taxa de ocupação dos leitos de UTI para a Covid-19 chegou a 62% em Salvador, anunciou o secretário neste sábado (21).

Além dos casos de Covid-19, "há um aumento significativo de pessoas com AVC e infarto precisando de atendimento", explica. "Ou a sociedade entende que saúde pública é todo mundo junto, de mãos dadas, ou teremos sérios problemas", reforça.

O anúncio sobre a reabertura de leitos se dá um dia depois do hospital de Campanha do Wet’n Wild ter sido desativado. Três pacientes ainda estavam internados no local, na sexta-feira (20): dois foram transferidos para o Hospital Sagrada Família e um foi encaminhado para o Hospital de Referência Itaigara.

O custo alto foi decisivo para o fechamento do hospital de campanha, conta o secretário de saúde. "A gente conseguiu recurso privado para o Wet’n Wild, porque o Governo Federal, no meu ponto de vista, equivocadamente não financiou", critica.

"No dia de hoje acendeu a luz amarela para nós. Tínhamos uma reserva e vamos usar. Mas nossa capacidade é finita", reforça. Leo Prates conta, ainda, que a Secretaria Municipal de Sáude está atuando em conjunto com o governo do estado para aumentar as equipes para uma alta hospitalar segura.

"Já marquei reunião na segunda-feira (23) com a equipe da saúde. Se for necessário abriremos mais leitos", anuncia o secretário. 

Wet'n Wild
Apesar de não ter mais pacientes no local, a SMS informou que a estrutura não será desmontada de imediato, para que o hospital volte a funcionar caso haja necessidade. Hoje, o espaço conta com cerca de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 80 de enfermaria.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o hospital de campanha recebeu 1.440 pacientes com coronavírus. Destes, 998 doentes ficaram internados na tenda Wet'n Wild 1, enquanto 442 enfermos foram hospitaliazados na tenda Paralela 2.

Dos internados na tenda Wet'n Wild 1, se curaram 657 pacientes e 219 morreram. Na Paralela 2, foram 320 curados e 55 óbitos.

Fonte: CORREIO