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Transporte Aquaviário

China, Japão e Grécia têm os 10 maiores navios em valor

Suas frotas chegam a US$ 191.000 milhões, US$ 187.000 milhões e US$ 145.000 milhões, respectivamente

24/11/2021 17h05

Foto: Divulgação

A VesselsValue selecionou os 10 principais países proprietários de navios de acordo com os tipos de navios cobertos pela consultoria, incluindo: graneleiros, petroleiros, contêineres, reefer, pequenos secos, GNL, GLP, transportadores de automóveis, ro-ro, cruzeiros, OSV, OCV, Modu e CTV. De acordo com essa seleção, a ordem é a seguinte.

China

O país asiático passou da segunda posição em janeiro para a primeira desta vez, com um total de US$ 191 bilhões em ativos, é o país que possui o maior número de navios porta-contêineres e, consequentemente, o recente aumento de taxas e valores levou a isso. Subiu para o primeiro lugar em termos de valor da frota. Além disso, desde janeiro de 2021, um total de 516 navios porta-contêineres foram encomendados deste país, 46% dos quais foram feitos por empresas chinesas, incluindo OOCL, SITC e Cosco Shipping.

Por outro lado, o aumento significativo das tarifas dos graneleiros desde o início do ano, fez com que o valor total da frota chinesa do segmento quase dobrasse nos últimos 10 meses, passando de 28.000 para 53.000 milhões de dólares.

Japão

O país passou do primeiro para o segundo lugar, com um total de US$ 187 bilhões em ativos. Isso representa um aumento de mais de US$ 70.000 milhões desde janeiro de 2021, destacando o boom nos mercados de graneleiros, GLP e car transportadores. Dos 10 principais países, o Japão tem a frota de GLP de maior valor, com US$ 7,4 bilhões. As receitas e vendas aumentaram o valor total de sua frota em US$ 1,6 bilhão desde janeiro.

Além disso, o valor total das transportadoras de automóveis de propriedade de japoneses é de espantosos US$ 13,4 bilhões, um aumento de US$ 6,1 bilhões em relação ao início do ano. Esse aumento se deve ao fato de que a MOL, NYK Line e K Line encomendaram 26 novos navios neste ano.

Grécia

A frota pertencente ao país mediterrâneo subiu para o terceiro lugar desde janeiro deste ano. Seu valor total aumentou de US$ 93,2 bilhões no início do ano para US$ 145 bilhões. A Grécia é o maior armador de navios petroleiros e ultimamente tem havido aumentos nas taxas spot que aumentaram os valores de toda a sua frota.  

A Grécia também é proprietária da frota de GNL mais valiosa. Que valorizou US$2 bilhões desde o início do ano.

Além disso, o valor de sua frota de graneleiros passou de US$ 28 bilhões para US$ 53 bilhões, como resultado das altas taxas. Os gregos ainda atuam no mercado de segunda mão e respondem por cerca de um quarto dos graneleiros adquiridos até agora neste ano.

EUA

O país norte-americano caiu para a quarta posição desde janeiro deste ano, com um total de US$ 96 bilhões em ativos. Destes, US$ 56.000 milhões correspondem a cruzeiros (Carnival e Royal Caribbean são baseados no país). Apesar das perdas da covid-19, os EUA continuam a manter sua posição como o maior proprietário de navios de cruzeiro do mundo, embora o valor de sua frota tenha diminuído em um total de US$ 7 bilhões desde o início deste ano.

Os EUA também são um dono de destaque no setor RoRo, totalizando US$ 2,1 bilhões, onde o mercado registrou uma valorização de US$ 1,2 bilhão este ano.

Cingapura

Cingapura permanece em 5º lugar desde janeiro deste ano. Seus investimentos na indústria de transporte marítimo de contêineres seguiram o aumento global, aumentando o valor de sua frota de $ 10 bilhões para $ 25 bilhões.

Este ano, empresas como OM Maritime e X-Press Feeders aproveitaram o boom do mercado e encomendaram navios de menor capacidade, como navios porta-contêineres de 2.700 e 1.800 TEU.

Alemanha

A Alemanha permaneceu em sexto lugar, com um total de US$ 76,8 bilhões. Grande parte de sua frota sempre foi composta por navios porta-contêineres e, consequentemente, o enorme boom do setor fez com que o valor de sua frota alemã crescesse em US$ 34 bilhões desde o início do ano.

Sua frota de granéis também foi aumentada em US$ 1 bilhão neste ano, à medida que as tarifas aumentaram ao longo do ano.

Coreia do Sul

A Coreia do Sul passou para a 7ª colocação desde janeiro deste ano, ultrapassando o Reino Unido. O valor total de sua frota agora é de US $ 58 bilhões, um aumento de US$ 24 bilhões este ano.

Os investimentos da Coreia do Sul nos setores de GNL e GLP estão dando resultados, pois seu valor dobrou desde o início do ano. Hyundai LNG, Pan Ocean e H Line encomendaram 15 grandes navios de GNL este ano.

Seus principais armadores/operadores são a Glovis, que expandiu a frota de PCTC nos últimos anos, e a Eukor. O alto volume de fabricação e exportação de automóveis por via marítima torna a Coreia do Sul o terceiro maior proprietário de transportadoras de automóveis.

Reino Unido

O país europeu caiu para o oitavo lugar, com um total de US$ 54 bilhões em ativos. O valor total de sua frota aumentou em US$ 15 bilhões este ano.

Taiwan

O valor total da frota taiwanesa que se reinstala entre as 10 primeiras do ranking é de US$ 47 bilhões, dos quais US$ 32 bilhões correspondem à sua frota de contêineres. TS Lines, Wan Hai Lines e Evergreen fizeram um total de 107 pedidos até agora este ano, um quinto do total de pedidos feitos.

Noruega

O país nórdico caiu uma posição para 10º desde janeiro deste ano, principalmente devido ao declínio no valor da frota offshore. Grande parte do investimento norueguês é no setor de Modu (Mobile Offshore Drilling Unit) , de modo que, à medida que a Big Oil corta agressivamente os investimentos de capital, os contratos de Modu estão sendo rescindidos, suspensos ou adiados. Os principais proprietários de Modu, como a Borr Drilling, perderam US$ 500 milhões em valor em sua frota.

Fonte: Mundo Marítimo