Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Carga de trilhos no Porto de Salvador recebe certificação técnica

As 20.035 toneladas de carga (27.827 peças) são para as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – Fiol

14/10/2021 11h36

Foto: Ascom - Codeba

A carga de um lote de trilhos para as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – Fiol, que está sendo desembarcada no Cais de Ligação do Porto de Salvador, receberá certificação técnica nesta quinta-feira (14). Às 15h30, durante a operação de descarga, será realizado um ato com a participação das diretorias da Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba, da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, representando o Ministério da Infraestrutura, e do Tecon Salvador, unidade de negócio da Wilson Sons.

O navio Pretty Universe atracou, no último dia 8, no terminal de contêineres do Porto de Salvador, com 20.035 toneladas de carga, (27.827 peças), vindas da China, o equivalente a 167 km de ferrovia. As peças são destinadas ao trecho 2 da Fiol, que liga os municípios de Caetité e Barreiras, na Bahia. Segundo a Codeba, mais dois navios são esperados, ainda este ano, transportando novas cargas de trilhos. Um deles já está a caminho de Salvador.

Navio Pretty Universe atracando no último dia 8 no Porto de Salvador - Foto: Tecon Salvador - Divulgação 

O desembarque dos trilhos conta com a expertise do Tecon Salvador na operacionalização das chamadas cargas de projeto, que exige medidas de proporções gigantes, equipe especializada e infraestrutura de ponta. “O nosso know-how foi conquistado através da experiência com projetos similares ocorridos em anos anteriores, tais como o recebimento dos trilhos do metrô de Salvador e peças para grandes parques de energia solar e eólica localizados em diferentes pontos do país”, ressalta Demir Lourenço, diretor-executivo da empresa.

A Fiol terá um total de 1.527 quilômetros (km), ligando o futuro Porto Sul, na região de Ilhéus, ao município de Figueirópolis (TO), onde se conectará com a Ferrovia Norte-Sul e o restante do país. A previsão do Governo Federal é para a entrega desse 2º trecho em 2022.

Para o diretor-presidente da Codeba, Carlos Autran Amaral, “a Fiol representa a geração de milhares de empregos diretos, concretização de novos negócios e, consequentemente, o desenvolvimento econômico e social da Bahia e da Região Nordeste. Pode ser o primeiro passo para a reintegrações dos portos baianos com a malha ferroviária brasileira”.