Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Assaí mira aterro zero até 2035 como estratégia ambiental

Ações envolvem todas as operações do varejista, de lojas a centros de distribuição

31/01/2026 08h27

Foto: Assaí - Divulgação

O Assaí pretende alcançar a meta de aterro zero até 2035, como parte de sua iniciativa de sustentabilidade e mudanças climáticas, alinhada à ciência e ao Acordo de Paris, tratado internacional que busca limitar o aquecimento global.

“Atingir aterro zero até 2035 demonstra nosso esforço contínuo por uma operação mais sustentável e eficiente. Mais do que reduzir resíduos, queremos transformar toda a nossa cadeia em um ciclo no qual nada é desperdiçado”, afirma Fábio Lavezo, gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do Assaí.

Com 312 lojas e 12 centros de distribuição em 24 Estados e no Distrito Federal, além da sede administrativa em São Paulo, o atacadista gera e manipula diversos tipos de materiais, como papelão, plástico, vidro, metal e resíduos orgânicos, incluindo frutas, legumes, verduras, farináceos, óleo de cozinha e rações quebradas para pets.

Por meio de iniciativas na própria operação e de ações voltadas aos clientes, como reciclagem, compostagem e doações, a empresa busca garantir que esses materiais sejam reaproveitados, reciclados, doados ou tratados de forma sustentável, reduzindo progressivamente o envio a aterros sanitários.

Operação sustentável

Atualmente, o Assaí já reaproveita 45,5% dos resíduos gerados em sua operação, resultado de ações implementadas em diferentes frentes da gestão de resíduos.

Entre elas, o Destino Certo, programa de combate ao desperdício de alimentos presente em 300 lojas. Em 2024, o projeto doou quase 2 mil toneladas de frutas, legumes e verduras sem valor comercial, mas em boas condições de consumo, para organizações sociais em todo o País. A ação evitou o descarte em aterros e a emissão de 1.331,68 tCOe de gases de efeito estufa.

Outra frente é a compostagem dos resíduos orgânicos. Foram enviadas 6.297 toneladas de resíduos para compostagem, com a participação de 92 lojas na iniciativa.

O Assaí também realiza ações de reciclagem e reinserção de materiais na cadeia produtiva, destinando resíduos das operações a recicladores. A empresa mantém mais de 600 pontos de entrega voluntária (PEVs) em todo o País para arrecadação de pilhas, lâmpadas, embalagens, papelão, plásticos, vidro, metal e óleo vegetal, e oferece caixas de papelão reutilizáveis e sacolas retornáveis. Alguns PEVs oferecem recompensas, como recarga de celular, saldo em bilhetes de transporte, crédito em plataformas de delivery ou desconto na conta de energia.

“Contamos com iniciativas estruturadas, metas claras e ações que vão desde campanhas de redução de quebras até a destinação correta de frutas legumes e verduras, doação de rações para ONGs de proteção animal e a busca por alternativas de tratamento com menor impacto ambiental, ações que reforçam um ciclo mais eficiente e sustentável. Reduzir o envio de resíduos aos aterros é fundamental para frear a crise climática e avançar em modelos mais eficientes de economia circular”, destaca Lavezo