Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Aeroporto de Salvador oferece 365 mil assentos durante o Carnaval

Ampliação é impulsionada por operações extras da TAP, GOL e SKY e novas operações da Flybondi e Copa Airlines

12/02/2026 11h37

Foto:  Will Recarey

O Salvador Bahia Airport, integrante da rede Vinci Airports, vai receber a maior concentração de passageiros no Carnaval desde o início da concessão, em 2018. Dentre os dias 11 e 22 de fevereiro, o aeroporto da capital baiana terá 365 mil assentos para atender o fluxo de visitantes, um crescimento de 19% em comparação com o mesmo período de 2025.    

A ampliação liga a Bahia aos mais diversos destinos dentro e fora do Brasil. Neste ano, estão previstos 335 mil assentos domésticos, um crescimento de 18% em relação a oferta de assentos em 2025, sendo São Paulo o principal destino de chegada e saída para os viajantes. Os números são impulsionados pela ampliação de assentos nas operações de companhias aéreas como Gol, que registrou um aumento de 30% na oferta, e Latam, com crescimento de 13%.  

Já o segmento internacional terá 30 mil assentos, um crescimento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado. A disponibilidade de assentos é impulsionada pelo aumento de 8% da oferta da TAP, que contará com voos extras nos meses de fevereiro e março. A Sky Airline terá um crescimento de 33%, enquanto a Air Europa registra aumento de 6% e a Air France, de 1%, além das novas operações da Flybondi e da Copa Airlines. Esses avanços reforçam o compromisso do Salvador Bahia Airport com a expansão da conectividade aérea, acompanhando o aumento da demanda de turistas internacionais por voos com destino à capital baiana.  

“A alta estação tem consolidado o Aeroporto como um dos principais hubs da região Nordeste, conectando Salvador aos mais diversos destinos nacionais e internacionais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. Além de gerar mais opções de conectividade, esse aumento na oferta de assentos consolida Salvador como um dos principais destinos carnavalescos do país e potencializa os impactos positivos em toda cadeia turística”, ressalta Júlia Orrico, diretora comercial da Vinci Airports no Brasil.    

Foco na experiência do passageiro    

A experiência do passageiro no Carnaval começa já no Salvador Bahia Airport, que recebe os foliões com ativações de marcas e ações de receptivo em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador. A ambientação do terminal é potencializada por ações de comunicação nos painéis digitais da Eletromidia, que reforçam o clima da festa e ampliam a conexão dos passageiros com a folia desde o primeiro contato com a capital baiana.  

Assim como nos anos anteriores, os foliões poderão retirar seus abadás já no desembarque em Salvador. As empresas Quero Abadá, Central do Carnaval e Folia Bahia estarão com stands temporários montados no terminal, das 9h às 21h, para a entrega das camisas mediante agendamento em seus respectivos sites. Será possível também fazer a customização de abadás nos espaços, garantindo mais comodidade para os turistas que chegam à capital baiana para aproveitar a folia.   

Além disso, o Projeto Refoliar estará com urnas de coleta para abadás usados no terminal aeroportuário. A iniciativa de economia circular tem foco socioambiental e transforma resíduos têxteis, especialmente abadás, em mochilas escolares para estudantes da rede pública. Os postos de coletas estão no aeroporto até 27 de fevereiro. 

Diversidade e inclusão  

Durante o Carnaval, o Aeroporto de Salvador também apoiará projetos com foco na promoção da diversidade e inclusão na folia baiana, a exemplo do Guia Antirracista para o Carnaval. O material educativo foi desenvolvido pelo Instituto Afetto, Consultoria Especializada em Diversidade e Direitos Humanos, com o objetivo de informar e alertar o público sobre práticas racistas que ainda se manifestam durante o maior carnaval de rua do mundo e orientação sobre como denunciar essas práticas.

O Aeroporto também apoia por mais um ano o Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra Mulher, organizado pela Secretaria da Reparação (Semur), que atua de forma preventiva na identificação de situações de racismo, LGBTfobia, violência contra a mulher e outras variações de direitos durante o Carnaval.