Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

A Hamburg Süd completa 150 anos

O Museu Marítimo Internacional de Hamburgo apresenta uma exposição sobre a história da linha de navegação

05/11/2021 17h30

Foto: Divulgação

Em 4 de novembro, às 11h30, fazia exatamente 150 anos que uma dezena de comerciantes de Hamburgo, na Inglaterra, além de um banco, se tornavam os primeiros acionistas da Hamburg-Südamerikanische Dampfschifffahrts-Gesellschaft. O objetivo da empresa era estabelecer um tráfego marítimo confiável entre Hamburgo, Brasil e o Río de la Plata (Buenos Aires e Uruguai) que ainda hoje continua sendo uma das principais rotas da Hamburg Süd.

Operando a partir de sua sede em Hamburgo, a armadora é uma das líderes em logística e transporte de contêineres no Brasil, Argentina e Uruguai, bem como no relacionamento entre os portos da América do Norte e do Sul e Oceania (Austrália, Nova Zelândia). Como especialista nessas rotas Norte-Sul, onde o transporte de cargas refrigeradas é tão comum para produtos como frutas e carnes, a Hamburg Süd hoje faz parte da líder mundial no setor de navios porta-contêineres, Maersk.

Nas palavras de Poul Hestbaek, CEO da Hamburg Süd: "Todos os nossos funcionários podem se orgulhar deste aniversário, pois foram eles que fizeram da empresa o que ela é hoje: líder de mercado em confiabilidade, proximidade com o cliente e qualidade de serviço. Hoje estamos muito bem posicionados nas grandes questões do futuro, graças também à nossa adesão à Maersk. Estes aspectos incluem, acima de tudo, a digitalização, a descarbonização da navegação marítima e a diversificação da oferta de produtos em toda a cadeia logística. para os nossos clientes ".

Como uma empresa sólida sob a égide da Maersk, a Hamburg Süd oferece a seus clientes a maior frota de navios e contêineres do mundo, junto com a mais ampla rede de conexões do planeta. Com serviços adicionais, como liberação alfandegária, armazenamento, logística da cadeia de frio ou transporte nacional, a Hamburg Süd está em uma posição para oferecer aos seus clientes soluções integradas em toda a cadeia logística.

“Estamos agora trabalhando em muitos outros novos serviços que serão extremamente úteis para nossos clientes. Em alguns países, já oferecemos até serviços de carga aérea para mercadorias urgentes. Além dessa diversificação em nosso catálogo de produtos, relações duradouras e de confiança com os nossos clientes, juntamente com um serviço sempre pessoal e próximo, continuarão a ser as marcas da Hamburg Süd”, sublinhou Hestbaek.

Por ocasião do aniversário da empresa, o Museu Marítimo Internacional de Hamburgo apresentará uma exposição temporária sobre a história da empresa em colaboração com a própria companhia marítima. Entre outras peças, a mostra os artigos de incorporação, de 1871. Também comemorando o seu 150º aniversário, a Koehler Publishing House publica uma revisão abrangente da história da empresa no livro intitulado "Hamburg Süd - 150 Jahre auf den Weltmeeren" ("Hamburg Süd: 150 anos nos mares do mundo").

A exposição temporária foi inaugurada no dia 4 de novembro e permanecerá aberta por dez meses. Posteriormente, a mostra viajará para a Argentina e o Brasil, onde será exibida em locais ligados à história da Hamburg Süd. A exposição é patrocinada pelo Dr. August Oetker KG, antigo e antigo pai da Hamburg Süd.

Além disso, um contêiner de 12 metros da Hamburg Süd projetado pela artista local Jeannine Platz permanecerá desde o início de novembro em frente ao museu, na praça Dar-es-Salaam. Antecipando o aniversário, esse contêiner já havia embarcado em uma viagem em maio de 2020, em meio à pandemia do COVID-19. Por um ano e meio ele viajou o mundo a bordo de diferentes navios, como um símbolo de união global em tempos de fronteiras fechadas.