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Transporte Terrestre

Volkswagen planeja fabricar carros elétricos no Brasil já em 2026

Segundo Thomas Schäfer, modelos híbridos flex ainda terão futuro longevo

04/09/2023 15h15

Foto: Divulgação 

A Volkswagen foi uma das pioneiras a oferecer veículos eletrificados no Brasil , quando trouxe o  Golf GTE em 2019. Desde então, a marca não ofereceu nenhum veículo híbrido , somente o elétrico ID.4, mas, de acordo com Thomas Schäfer , CEO da marca, esse cenário pode mudar rapidamente.

Schäfer declarou que a Volkswagen vai seguir apostando no etanol , que será chave para a tecnologia de híbridos flex , mas que também pretende produzir um carro 100% elétrico no Brasil até 2026 , mas sem entrar em muitos detalhes.

“Temos uma perspectiva que deve durar até 20 anos com a hibridização, que é uma solução interessante”. Desde o Golf GTE , a marca não oferece nenhum automóvel híbrido no país, tendo passado diretamente para os elétricos ID.4 e ID.Buzz, aguardada para o segundo semestre, somente no sistema de assinatura.

Ainda de acordo com para Schäfer, o Brasil se destaca pelo potencial de geração de energia limpa, o que não acontece na Europa, por exemplo. Por aqui, a marca já faz testes com a tecnologia híbrida leve (MHEV) flex, mas não há ainda uma data de lançamento das novidades.

Dos modelos oferecidos no Brasil, somente o Taos conta com uma versão eletrificada no exterior, apesar de a maioria (exceção de Saveiro e Amarok ) utilizarem plataformas da família MQB , que permite híbridos leves em variantes mais sofisticadas, como é o caso do Audi A3 e o Golf de oitava geração, baseados na MQB Evo.

Schäfer ainda explicou que fabricar modelos 100% elétricos por aqui acontecerá somente após a revelação da plataforma MEB+, uma evolução da atual MEB, utilizada por ID.4 e ID.Buzz. 

A MEB+ está prevista para chegar ao mercado em 2026, epromete alcance de até 700 km e terá cerca de 200 kWh de potência de carregamento. Para efeito de comparação, o ID.Buzz suporta apenas 170 kWh de potência de recarga, enquanto seu alcance é de 400 km.

A Volkswagen prepara a chegada do Tiguan, mas ainda não confirmou qual motorização será utilizada no SUV. No México, o modelo é oferecido com motores 1.4 TSI (150 cv) ou 2.0 TSI (180 cv).

Fonte: Motor1