18/06/2020 17h31
Foto: Divulgação
Duas tartarugas verdes foram vistas em praias diferentes de Salvador entre a noite de terça-feira (16) e a manhã desta quarta (17). Uma delas foi filmada desovando na Barra e a outra foi resgatada após encalhar no Corsário.
A primeira foi vista na Barra, na noite de terça. De acordo com o Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), a desova no local é atípica, porque a praia costuma ser muito movimentada, mas o fluxo de pessoas está proibido na orla, como medida de contenção do coronavírus. Os ovos foram removidos por equipes do GEPA e do Tamar e levados para uma unidade do projeto, onde estão em local apropriado e seguro.
Já a segunda tartaruga, foi encontrada encalhada na praia do Corsário, na manhã desta quarta. Ela foi localizada por banhistas, que chamaram o Salvamar.
Equipes do projeto Tamar também estiveram no local e resgataram o animal, que foi levado para a sede em Praia do Forte. A tartaruga está em reabilitação e passa por exames. Ainda não há previsão de quanto ela será devolvida ao mar, porque depende de avaliação médica. A tartaruga tem aproximadamente 5 anos, idade onde ainda não é possível saber se ela é macho ou fêmea.
Fonte: G1 Bahia