Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Artigo

Sorria, você está na Bahia

Adary Oliveira

12/01/2024 06h10

Foto: Divulgação 

Uma onda de alegria tomou conta de Salvador neste verão e deve prosseguir pelo ano que se inicia. É visível nas ruas o sorriso nos rostos das pessoas, moradores e visitantes, e o brilhar de seus olhos. O ambiente de paz, o brilho do sol e a chuva que não vem mesmo quando se anuncia a chegada de frente fria, em muito contribui para que isso aconteça. Vários outros casos também estão ajudando, e muito.

No futebol, a conquista da Série B do Campeonato Nacional pelo Vitória e promoção para a Série A, deixou os torcedores do Barradão de sorriso largo. Já mereciam, e prometem fazer bonito em 2024. Já os torcedores do Bahia, nem se precisa falar. A continuação na Série A, a armação de um supertime que está assuntando os futebolistas do Sul e Sudeste, é mais que radiante. A tentativa do Palmeiras de levar Cauly deu o sinal de alerta. Poucos anos antes eles haviam levado o craque Zé Rafael por meros R$ 7 milhões e achavam que podiam manter o costume. O Bahia mostrou que o tempo em que eles vinham aqui e levavam nossos craques não existe mais. Eles levaram Zózimo, Quarentinha, Onça, Bebeto, Júnior Baiano, Daniel Alves, Vampeta, Edilson, Bobô e tantos outros. E se preparem que a torcida tricolor agora vai mostrar a sua força.

O sertão semiárido representa 2/3 do território da Bahia. Dentro dele cabe, por exemplo, todo o Estado do Ceará. Mas todas as secas que seu povo já enfrentou não foram suficientes para impedir que ali vivesse a maior população rural do Brasil. O sertanejo está sendo premiado por acontecimentos fantásticos. A produção de energia eólica já é a maior do Brasil e o dobro do complexo de Paulo Afonso. Vai duplicar em breve quando os projetos em andamento ficarem prontos. A produção de energia solar fotovoltaica já é a segunda do Brasil, e não vai faltar sol para rápida expansão. O Projeto Brave, executado pelo Senai-Cimatec e Shell, vai promover o aproveitamento integral do sisal (agave), inclusive com modernização do cultivo, colheita e desfibramento, objetivando a produção de etanol. Vale a pena lembrar que muitos consideram o carro movido à álcool menos poluidor que o carro elétrico. O projeto de aproveitamento da oleaginosa Macaúba, com 200 mil hectares de área plantada e investimento de R$ 12 bilhões, para produção de diesel vegetal, vai mudar a cara do sertão. São todos investimentos privados e vão mostrar quão inteligente, criativo e produtivo é o povo do sertão da Bahia. É ou não motivo para muita alegria?

No campo da música e das artes, já se pode notar que os artistas da Bahia não precisam passar a residir no Sudeste para se apresentarem. O tempo em que Assis Valente, que entoou a famosa música, por todos cantada que diz “Eu pensava que todo mundo era filho de papai Noel”, de profundo conteúdo social, e Dorival Caymmi, que encantou a todos com suas músicas sobre a Bahia e seu povo, e mesmo recentemente com a ida de Caetano Veloso e Gilberto Gil para o Rio de Janeiro, não vai mais se repetir. Ivete Sangalo, Daniela Mercury e tantos outros ficaram aqui e fizeram sucesso por todo o país. E o carnaval da Bahia está cada ano mais rico com dezenas de Trios Elétricos fazendo aparecer novos artífices da música todos os anos. Cada um deles faz aumentar a alegria.

Salvador, Porto Seguro, Chapada Diamantina e outros centros turísticos cada ano atraem mais visitantes. Eles são multiplicados pela propaganda feita pelos que aqui chegam e justificam bem a expansão da rede hoteleira e de novos restaurantes. Aliás, falando em restaurantes, chegou um restaurante para Salvador, que não tem nada de original, que pretende mudar o jeito simples e alegre de ser dos baianos. Lí em alguma publicação que é o melhor restaurante do Brasil, um dos melhores do mundo, oferecendo 14 quitutes diferentes. Tentei conhecê-lo para saber se era verdade. Entretanto, só aceitam clientes com reserva antecipada. Tentei fazer reserva, via telefone, e-mail e Watts App, tendo de fornecer muitos dados pessoais. Para confirmação da reserva pediram uma garantia prévia e solicitaram Cartão de Crédito em aberto, sem limites. Não aceitei e ofereci uma transferência via PIX, com limite fixo. Emudeceram, negando a reserva. Vão durar pouco por aqui.

A chegada da BYD, fabricante de carros elétricos, é também motivo de alegria dos baianos. Além disso, uma dupla alegria, pois o grupo político que conseguiu convencer os chineses de virem para cá, foi o mesmo que votou contra a vinda da Ford, há dez anos. O tempo passou e os políticos desse grupo mudaram para melhor, felizmente.

Sorrindo assim a Bahia vai se transformar, de verdade, na Terra da Felicidade, cantada por Ary Barroso quando em 1938 compôs a modinha Na Baixa dos Sapateiros.

Adary Oliveira - engenheiro químico e professor (Dr.) – [email protected]

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus autores. Não representa exatamente a opinião do MODAIS EM FOCO.