Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Singular Pharma de Salvador passa a receber medicamentos vencidos

Empresa enviará os resíduos para destinação correta; iniciativa reforça o compromisso com a saúde e com a sustentabilidade

18/08/2021 14h48

Foto: Divulgação

O descarte correto de medicamentos vencidos e embalagens agora poderá ser feito na loja da Singular Pharma, localizada na avenida Paulo VI, no bairro da Pituba, em Salvador. Os materiais, mesmo de outros laboratórios, serão enviados para a destinação correta. O mesmo acontece com as embalagens vazias, bastando chegar na loja e depositar na caixa coletora.

Edza Brasil, sócia e diretora técnica da Singular Pharma, explica a importância desse tipo de iniciativa. “O remédio vencido no lixo comum ou na descarga tudo acaba sendo levado para o sistema de tratamento de esgoto e para os aterros sanitários, o que gera problemas de saúde pública e para o meio ambiente. Por isso decidimos oferecer esse serviço”, conta.

Ela explica ainda que a estação coletora que foi desenvolvida com tecnologia e segurança para atender às exigências sanitárias e facilitar o descarte adequado dos medicamentos. “Descartar medicamentos em lixo comum, derramar em pias ou vasos sanitários oferece um risco a saúde de todos, então esta medida é uma forma de incentivar que cada um faça sua parte”, completa.

Para realizar a entrega do medicamento de forma correta, o consumidor não deve retirar o produto da embalagem primária, que é aquela que fica em contato direto com o medicamento. No caso de líquidos, a embalagem primária é o frasco de vidro ou plástico; no comprimido, é o blister de alumínio.

As bulas e as embalagens secundárias, que são as caixas de papelão, também podem ser descartadas junto com os medicamentos nos pontos de coleta. Mas como não são materiais que tiveram contato direto com o medicamento, podem ainda ser encaminhadas para a reciclagem ou coleta seletiva, como outros produtos de papel.