01/08/2025 10h11
Foto: Divulgação
A Shopee, marketplace que conecta consumidores e vendedores, ampliou sua operação no estado do Rio de Janeiro com a abertura de três novos hubs logísticos nos municípios de Itaboraí, São Gonçalo e Magé. As novas unidades estão localizadas na região metropolitana da capital com o objetivo de tornar as entregas ainda mais rápidas e eficientes para os consumidores fluminenses. As novas operações aumentam em 30% a capacidade de processamento de pedidos.
"A expansão no Rio de Janeiro reforça nossa estratégia de estar cada vez mais próximos dos consumidores e dos vendedores locais. É uma região importante para a plataforma, e investir em agilidade logística é essencial para sustentar nosso crescimento e gerar valor para todo o ecossistema", comenta Rafael Flores, head de Expansão Logística da Shopee.
Crescimento logístico da Shopee no estado
O estado do Rio de Janeiro já se destaca como um dos principais mercados para a empresa no Brasil. A capital é a segunda cidade do país com o maior número de vendedores registrados, e o estado ocupa a terceira posição no ranking nacional de vendedores, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Além disso, a plataforma anunciou que os consumidores da região metropolitana podem receber suas compras no mesmo dia ou até o dia seguinte.
Em abril, a empresa triplicou a capacidade de sua operação no estado com a expansão do centro de distribuição em Duque de Caxias. A unidade já emprega mais de 800 pessoas e a previsão é de superar a marca de 2 mil postos de trabalho até o fim de 2025, contribuindo para o desenvolvimento econômico local e ampliando oportunidades no setor logístico. A Shopee também conta com mais de 17 hubs logísticos e 320 Agências Shopee espalhadas pelo estado, oferecendo uma infraestrutura robusta para atender à crescente demanda da plataforma e garantir uma experiência de entrega cada vez mais eficiente para vendedores e consumidores.
Estrutura logística da Shopee no Brasil
São 13 centros de distribuição (11 no modelo cross-docking e 2 fulfillment) e mais de 150 hubs de primeira e de última milha em operação no Brasil. A estrutura logística da plataforma amplia a capilaridade das entregas, permitindo que o marketplace alcance residências em todo o país. A jornada física de um pedido na plataforma começa com a preparação da mercadoria pelo vendedor após a confirmação da compra. Os produtos são coletados nos espaços dos vendedores por veículos da primeira milha ou são levados pelos lojistas em Agências Shopee, que são pontos de coleta — hoje a empresa conta com mais de 2.800 mil unidades neste modelo. Os pedidos são encaminhados aos centros de distribuição, onde são separados e enviados para os hubs de última milha, unidades responsáveis pela roteirização e expedição para os mais de 45 mil motoristas parceiros realizarem as entregas ao consumidor.