Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Santos Dumont: Número de passageiros cresceu 24,75% em maio

Os pousos e decolagens no mês foram de 11.432 aeronaves, média diária de 368 voos

19/06/2023 07h53

Foto: Infraero - Divulgação 

O aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, movimentou 1,042 milhão de passageiros no mês de maio, crescimento de 24,75% em relação ao mesmo período do ano passado, quando cerca de 835 mil pessoas foram transportadas.

O número de pousos e decolagens no mês foi de 11.432 aeronaves, média diária de 368 voos. Na comparação anual, as operações de aeronaves registraram alta de 18%.

No acumulado dos cinco primeiros meses, o aeroporto central do Rio de Janeiro processou 4,9 milhões de embarques e desembarques, aumento de 33% em relação aos 3,6 milhões de passageiros movimentados no mesmo período de 2022.

Alvo de críticas do governo federal e da prefeitura do Rio de Janeiro, o aeroporto Santos Dumont terá sua capacidade reduzida para cerca de 8,5 milhões de passageiros, limitando-o a oferta de voos para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e para Brasília.

A medida tem como objetivo retomar o protagonismo do aeroporto internacional do Galeão, administrado desde 2014 pela Changi Airports.

No ano passado, o aeroporto central do Rio de Janeiro foi responsável pelo embarque e desembarque de 10,1 milhões de passageiros, enquanto os terminais do Galeão movimentaram 5,8 milhões de pessoas.

O Santos Dumont é quinto maior aeroporto do país tanto no movimento de passageiros como de aeronaves, sendo superado pelos terminais de Guarulhos e Congonhas, ambos em São Paulo, Brasília e Viracopos, em Campinas.

Com a privatização de Congonhas, o aeroporto do Rio de Janeiro será o principal terminal administrado pela Infraero. Segundo a empresa estatal, o Santos Dumont tem capacidade declarada para processar 15,3 milhões de passageiros por ano.