Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Portos de contêineres da América Latina aumentaram desempenho

Segundo a Drewry, em setembro o crescimento foi de 11,8%; o maior já registrado

04/12/2024 15h25

Foto: AEN - Divulgação

O Índice Global de Desempenho Portuário de Contêineres da Drewry caiu 0,3% em setembro, mas foi 4,7% maior em relação ao ano anterior. A taxa média móvel de crescimento de 12 meses para a movimentação portuária global permaneceu em 5,5%, enquanto o crescimento geral até setembro foi de 6,5%, e todas as regiões, exceto o Oriente Médio e o Sul da Ásia, registraram um crescimento de volume positivo. A América Latina registou o maior crescimento, 11,8% até agora, seguida de perto pela América do Norte com 11,6%. Segundo a consultora, o índice global de desempenho portuário deverá descer ainda mais, 1,1% em termos mensais, em outubro, para 116,9 pontos.

O Índice de Desempenho dos Portos de Contêineres da Grande China caiu 1,2% em termos mensais, para 123,0 pontos em setembro, mas aumentou 3,9% em termos anuais. O crescimento mensal do volume nos maiores portos tornou-se negativo em setembro, no período que antecedeu o feriado da Semana Dourada da China, no início de outubro. Os volumes na maioria dos principais portos ficaram bem acima dos níveis de desempenho de 2023, com as notáveis ​​exceções de Xiamen e Hong Kong.

O Índice Europeu de Desempenho dos Portos de Contentores subiu 0,9% em setembro para 108,4 pontos, 6,8% em termos homólogos. Além disso, a taxa de crescimento média móvel de 12 meses melhorou novamente para 4,1%. A diferença de crescimento entre sub-regiões diminuiu nos últimos meses: a taxa média móvel de crescimento de 12 meses em setembro foi de 3,4% no norte da Europa, em comparação com 4,8% no sul da Europa

O Índice de Desempenho dos Portos de Contêineres do Oriente Médio e do Sul da Ásia subiu 0,9% em setembro, um aumento de 2,1% em relação ao ano anterior, mas a taxa de crescimento média móvel de 12 meses caiu ainda mais para território negativo, com -1,0%. A diferença no crescimento do volume entre o Sul da Ásia e o Médio Oriente continuou a aumentar: a taxa de crescimento média móvel de 12 meses do Sul da Ásia aumentou para 8,6% em agosto, enquanto a do Médio Oriente caiu para -10,7% devido à atual situação de segurança no Mar Vermelho. Os volumes nos principais portos da Índia no terceiro trimestre de 2024 cresceram dois dígitos em comparação com o terceiro trimestre de 2023, e o trânsito no porto de Jawaharlal Nehru aumentou 16% ano a ano durante o trimestre.

Vale a pena notar que os Índices de Desempenho Portuário de Contêineres Drewry são uma série de índices de crescimento/declínio de volume ajustados ao calendário, com base em dados de desempenho mensais para uma amostra de mais de 340 portos em todo o mundo, representando mais de 80% dos volumes globais. O ponto de referência para os índices é janeiro de 2019 = 100.

Fonte: Mundo Marítimo