15/12/2025 07h27
Foto: Divulgação
O Porto do Rio de Janeiro receberá novo investimento privado de R$ 948 milhões para a expansão e modernização do Rio Brasil Terminal, operado pela ICTSI no Porto do Rio de Janeiro (RJ). O projeto será executado entre 2025 e 2029 e vai elevar a capacidade operacional do terminal em 70,5%, passando de 440 mil TEUs/ano para 750 mil TEUs/ano, consolidando o Rio de Janeiro como hub logístico estratégico para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.
O plano de investimentos combina obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos de última geração, com ações voltadas à automação e ao aumento da eficiência operacional. Entre as iniciativas previstas estão a unificação e expansão dos pátios de armazenagem, o rearranjo de edificações para otimizar fluxos internos, a modernização de sistemas de utilidades e infraestrutura elétrica, além da compra de novos equipamentos para movimentação de contêineres.
O projeto inclui ainda a implantação de sistemas avançados de controle de acesso, monitoramento e gestão de cargas, com adequações para atender exigências regulatórias recentes, especialmente normas da Receita Federal, e contempla medidas de sustentabilidade ambiental, alinhadas aos compromissos globais da ICTSI com operações responsáveis e descarbonização.
Nova fase de crescimento
O diretor-presidente do Rio Brasil Terminal, Roberto Lopes, ressalta que a expansão se soma a iniciativas já estruturadas pela empresa para fortalecer a logística no estado e ampliar a conectividade com outras regiões. "Esse esforço se soma aos nossos investimentos nos corredores logísticos Rio--Minas e Rio–Suzano, com ênfase no transporte ferroviário. Assim, não apenas ampliaremos a capacidade do Rio Brasil Terminal, como também poderemos ajudar a mitigar o congestionamento observado em outros portos, distribuindo melhor a demanda portuária no país", afirmou.
Navios maiores
Com a expansão, o terminal passará a operar com mais eficiência navios de grande porte no berço completo, incluindo embarcações New Panamax e Post-Panamax, com até 366 metros de comprimento e capacidade superior a 13 mil TEUs. O cronograma prevê que os primeiros novos guindastes entrem no terminal a partir de meados de 2026, preparados para atender embarcações ainda maiores, acompanhando a tendência global de aumento do tamanho dos navios na costa leste da América do Sul.
A previsão é de que, com a implementação integral dos investimentos, o terminal opere com utilização em torno de 75% entre 2029 e 2030, garantindo mais previsibilidade para a cadeia logística, com operações mais fluidas, tempos de espera controlados, custos reduzidos e maior resiliência frente a possíveis gargalos em outros portos. Projeções apontam que, sem as intervenções, o terminal poderia entrar em saturação entre 2027 e 2028.