Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Porto de Imbituba terá sistema de geração de energia fotovoltaica

O edital já foi lançado e a sessão pública ocorrerá no próximo dia 4 de novembro

25/09/2021 13h26

Foto: SCpar Porto de Imbituba - Ícaro Braga

O Porto de Imbituba está implantando um projeto piloto de geração de energia fotovoltaica na área portuária. A iniciativa consiste na instalação de placas de conversão de energia solar em eletricidade nos telhados das seis subestações e do almoxarifado central. A sessão de licitação nº 030/2021 da SCPAR Porto de Imbituba para contratação integrada do projeto e execução está agendada para ocorrer em 4 de novembro. O prazo para conclusão da obra é de 18 meses, após a assinatura do contrato.

Cerca de 830 m² de área de telhado das instalações portuárias serão adequados para a geração de energia fotovoltaica, aproveitando a incidência solar na região. Estima-se que o novo sistema contribuirá com 15% do consumo elétrico atual do Porto. "Além de aumentar a confiabilidade do sistema elétrico da área portuária, o projeto diversifica nossa matriz energética, o que, além de garantir melhores condições de atendimento aos usuários, é uma solução sustentável e alternativa para superar questões como a crise hídrica que atualmente afeta a geração de energia no país", ressalta  diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Fábio Riera.

Atualmente o espaço portuário conta com aproximadamente 7 km de rede de alta tensão, tanto de linhas aéreas quanto subterrâneas. "Hoje, grande parte do consumo de energia, decorre da iluminação das vias e cais, que é essencial para a segurança das operações 24 horas. Por isso, elaboramos um anteprojeto que possa atender principalmente essa demanda de iluminação pública, praticamente já toda remodelada e equipada com lâmpadas de baixo consumo", afirma Luiz Gustavo Piucco, engenheiro eletricista da Autoridade Portuária e responsável pelo anteprojeto.

A Autoridade Portuária de Imbituba é conhecida pela inovação na infraestrutura elétrica do Porto. Em 2018, recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Conservação de Energia, com o projeto de iluminação dos Cais, utilizando tecnologia LED. Atualmente, está em fase de finalização a obra de remodelação da rede de alta tensão e iluminação das vias internas, utilizando materiais de alta resistência, durabilidade e eficiência energética, como postes em fibra de vidro, no lugar dos modelos convencionais em concreto, e luminárias em LED, com controle automático de intensidade de acordo com a incidência de luz solar, além de cabeamento totalmente subterrâneo. Somados, esses dois projetos somam investimentos de cerca de 5 milhões de reais na infraestrutura elétrica do Porto.

O procedimento licitatório do Edital 030/2021 tem como critério de julgamento o menor preço global e será realizado em sessão pública e eletrônica, por meio do sistema de licitações do Banco do Brasil. O detalhamento com os prazos e documentos exigidos está disponível no site do Porto de Imbituba, na Aba Licitações.