08/12/2025 15h20
Foto: Divulgação
A companhia aérea paraguaia Paranair marcou um importante avanço na aviação uruguaia ao lançar uma segunda rota doméstica no país, ligando o Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, ao Aeroporto Internacional de Rivera, na fronteira norte do país com o Brasil, com um voo de apenas 45 minutos.
As operações regulares já começaram com dois voos semanais, às segundas e quartas-feiras. A decolagem de Montevidéu ocorre às 19h, com chegada prevista para 19h45 em Rivera. O voo de retorno parte às 20h45, pousando em Carrasco às 21h30. Os voos são realizados com aeronaves Bombardier CRJ-200, configuradas para 50 passageiros.
Jaime Cassola, gerente-geral da Paranair, destacou a relevância do novo destino: “Rivera é nosso segundo destino dentro da República Oriental do Uruguai. Agradecemos ao Uruguai, ao Ministério do Turismo, à Aeropuertos Uruguay e, principalmente, aos passageiros que confiam em nós. Tudo que fazemos no Uruguai é um sucesso, e estou certo de que o mesmo ocorrerá em Rivera.”
A rota utiliza o Aeroporto de Rivera, que passou por ampla reforma em 2023 pela Aeropuertos Uruguay, entidade integrante da Corporación América Airports, para atender a padrões internacionais e permitir operações em regime binacional com o Brasil.
Diego Arrosa, CEO da Aeropuertos Uruguay, ressaltou a importância da infraestrutura aeroportuária de primeira linha para ampliar a conectividade nacional e destacou a colaboração entre setores público e privado para viabilizar o projeto.
O Ministro do Turismo do Uruguai, Pablo Menoni, enfatizou que a nova ligação aproxima Rivera e facilita o acesso a cerca de cinco milhões de pessoas na região fronteiriça brasileira, impulsionando a economia local. O prefeito de Rivera, Richard Sander, também destacou a integração com os municípios de Artigas e Tacuarembó para fomentar o turismo por meio do terminal aéreo.
Além dessa novidade, a Paranair ampliou recentemente a capacidade no Uruguai ao adicionar uma terceira frequência semanal na rota entre Montevidéu e Salto, reforçando seu compromisso com a expansão da malha aérea no país e o desenvolvimento regional.