14/06/2020 14h19
Foto: Divulgação
Levantamento mostra que a pandemia aumentou a preocupação dos profissionais de perder o emprego e levará ao adiamento de contratações e promoções nas empresas.
Os resultados fazem parte da pesquisa “Gestão de Pessoas no Cenário da Pandemia de Covid-19”, feita pelo Instituto Locomotiva, com o apoio da Acesso Digital e do Grupo Cia de Talentos.
O levantamento ouviu 185 profissionais de RH de todo o Brasil, que atuam em empresas nacionais e multinacionais, de segmentos como serviços, bens de consumo, varejo e saúde, entre os dias 14 e 27 de abril.
Segundo a pesquisa, há equilíbrio entre quem acredita que as mudanças ocorridas no trabalho por conta da Covid-19 diminuíram ou aumentaram a motivação dos colaboradores, mas quase todos acreditam que os funcionários estão pelo menos um pouco preocupados com a chance de perder o emprego.
Os entrevistados dividem-se sobre necessidade de demissões. Quando perguntados se a empresa em que trabalha precisará fazer demissões de funcionários devido aos impactos financeiros causados pela pandemia do coronavírus, os resultados são: Provavelmente não: 47%; Provavelmente sim: 30%; Com certeza sim: 17%; Com certeza não: 5%
O levantamento mostra que mais de 60% acham que a empresa não fará cortes no plano de benefícios, mas mais da metade dos entrevistados prevê corte de jornada como medida para lidar com o coronavírus.
Segundo a pesquisa, mais de 70% afirmam que novas contratações, promoções e ações de desenvolvimento serão adiadas.
Home office
A implementação do home office é uma novidade para 53% das empresas brasileiras, segundo a pesquisa, e 84% avaliaram a implantação de ferramentas para o trabalho à distância como eficiente ou muito eficiente, enquanto 92% destacaram a agilidade na tomada de medidas de proteção aos funcionários.