14/09/2025 08h18
Foto: Divulgação
O Ministério de Portos e Aeroportos detalhou um plano que prevê investimentos de cerca de R$ 1 bilhão para ampliar e modernizar os terminais de passageiros em portos brasileiros.
A estratégia inclui a realização de leilões para a concessão dos terminais de Maceió e Recife ainda este ano, além de um grande projeto para o Porto de Santos.
“O setor de cruzeiros é estratégico para o desenvolvimento do turismo nacional. Estamos preparando os leilões de terminais de passageiros para melhorar a infraestrutura dos portos e incentivar o turismo marítimo no Brasil”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.
Leilões previstos para o Nordeste
De acordo com o Secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, o cronograma dos projetos já está em andamento, com foco em fortalecer as operações no Nordeste.
Junto a Salvador e Fortaleza, os terminais de Recife e Maceió irão criar um “circuito de cruzeiros nordestinos integrados”, acrescentou o secretário.
Modernização em Santos e estudos para o Sul e Norte
Outros projetos e estudos estão em andamento em outras partes do país, incluindo Santos, que deve ganhar um novo e mais moderno terminal nos próximos anos.
Embarque com biometria a partir de outubro
Outra frente de modernização é a tecnologia. Uma nova ferramenta de reconhecimento facial (biometria) será disponibilizada para as companhias de cruzeiro a partir de outubro, visando facilitar e dar mais segurança ao embarque dos mais de 800 mil passageiros anuais.
A plataforma digital, baseada no sistema “Porto Sem Papel” (PSP), permitirá o check-in antecipado e a integração com órgãos como Anvisa, Polícia Federal e Marinha.