Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Movimentação nos portos públicos baianos bate recorde em 2021

A Codeba registrou nos portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus a marca de 13,5 milhões de toneladas

17/01/2022 11h29

Foto: Tecon Salvador - Divulgação

Os portos públicos administrados pela Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba marcaram novo recorde na movimentação de cargas em 2021. No total, os portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus atingiram a marca de 13,5 milhões de toneladas, superando o recorde anterior de 11,8 milhões registrado em 2017. Em comparação com o resultado de 2020, os portos apresentaram incremento na ordem de 15,9%, com 11,6 milhões de toneladas.

O Porto de Salvador registrou movimentação de 5,7 milhões de toneladas, com crescimento de 9% em relação a 2020, se constituindo no melhor resultado anual na história. Foram destaques a celulose, trigo em grãos, fertilizantes, peças e equipamentos para a instalação das usinas de geração de energia eólica, além dos desembarques de boa parte dos trilhos destinados a ferrovia oeste-leste, a Fiol. Outro fato relevante no ano foi o resultado alcançado pelo terminal de contêineres administrado pela empresa Tecon Salvador, que, identicamente, marcou o melhor resultado nos últimos 20 anos.

O resultado obtido pelo Porto de Aratu-Candeias foi de 7,3 milhões de toneladas, o que representa também um novo recorde na movimentação de carga. Comparado ao resultado de 2020, o porto apresentou evolução de 20,3%, puxado pelas participações da naffa petroquímica, concentrado do cobre, adubos e fertilizantes, combustíveis, químicos e petroquímicos, estes últimos em forma de graneis líquidos.

Já o Porto de Ilhéus, após resultados adversos ao longo dos últimos seis anos, deu a volta por cima e registrou um desempenho acima das 450 mil toneladas, fechando o ano com 464 mil, crescimento na ordem de 44,2% ante 2020. O grande destaque ficou por conta do retorno com maior frequência dos embarques do minério de níquel e toras de madeira; soja e amêndoas do cacau complementaram o volume movimentado no porto.

Recorde no Tecon Salvador

Como vinha se delineando desde o início do segundo semestre de 2021, o Tecon Salvador, unidade de negócio da Wilson Sons, confirmou novo recorde anual na movimentação de contêineres em suas instalações arrendadas no Porto de Salvador. Foram movimentados durante o ano de 2021, 376,3 mil TEUs (unidade equivalente a unidade de contêiner de 20 pés), ante 342,4 mil no ano anterior, o que representou um incremento na ordem de 10% entre os dois períodos.

Não há registro de um crescimento em termos percentuais tão expressivo no Tecon Salvador quanto ao verificado entre os dois últimos anos. A título de comparativo, a média histórica em termos percentuais da evolução entre dois períodos anuais, entre 2010 a 2020, girava em torno de 3% a 4%.

Entre os contêineres com maior destaque em 2021, ficaram os cheios no sentido das importações com 78,3 mil TEUs, aumento de 15,6%. Na movimentação por cabotagem o incremento atingiu 4,1%.

A unidade da Wilson Sons se destacou também pelo excelente desempenho no movimento de transbordo e remoções dos cheios e vazios, com evolução de 63,8%, quando comparado a 2020.