Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Maioria das companhias aéreas do mundo estará falida em maio

O alerta é da consultoria Capa Centre for Aviation.

18/03/2020 08h11

Foto: Divulgação

Com a pandemia do coronavírus, se espalhando rapidamente e os países tomando medidas drásticas para evitar o pior, as empresas de aviação correm risco de falência, prevê a consultoria Capa Centre for Aviation.

“Até o final de maio de 2020, a maioria das companhias aéreas do mundo estará falida. É necessária uma ação coordenada do governo e da indústria – agora – para evitar uma catástrofe”, destaca análise da Capa.

Segundo a consultoria, atualmente muitas empresas do setor “provavelmente já foram levadas à falência técnica ou estão pelo menos substancialmente violando acordos de dívida”.

Além disso, de acordo com o relatório da consultoria especialista no setor, as reservas de caixa da companhias estão em declínio contínuo. Principalmente devido às aeronaves paradas e aos poucos voos que ainda operam levarem muito poucos passageiros.

Na semana passada, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) alertou que a ordem do presidente dos EUA, Donald Trump, afetaria severamente a indústria de aviação.

Trump proibiu que grande parte dos europeus entrem nos Estados Unidos. A medida “está essencialmente despejando sal nas feridas que as companhias aéreas do país”, criticou a Capa, em seu relatório. “A normalidade ainda não está no horizonte.”

Fonte: Isto é Dinheiro