Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Maersk registra crescimento em capacidade em rotas intra-europeia

MSC permanece na primeira posição em capacidade implantada

02/03/2024 08h50

Foto: Divulgação

A Maersk é a única das quatro maiores companhias marítimas do mundo que conseguiu aumentar a quota de mercado e a capacidade no segmento de serviços intra-europeu nos últimos doze meses.

No geral, a capacidade de serviço intra-europeia cresceu 17,8% ou mais de 170.000 TEU em comparação com Fevereiro de 2023, à medida que as companhias marítimas estão actualmente a implantar navios cada vez maiores na Europa. A Alphaliner calculou as quotas de mercado de cada linha que oferece serviços na Europa em comparação com o ano anterior.

A Maersk recuperou o terceiro lugar entre as maiores da Europa, aumentando a sua quota de mercado de 11,3% ou 110.000 TEUs no ano passado para 11,7% hoje, equivalente a 133.500 TEUs. Com 50 navios porta-contentores implantados, opera agora sete navios adicionais, ao mesmo tempo que aumenta o tamanho médio dos seus navios em mais de 100 TEUs, de 2.558 TEUs para 2.672 TEUs.

A MSC permanece na primeira posição em capacidade implantada. Com uma quota de mercado de 29,7% (32,6% há um ano), ganhou 7,3% em capacidade (face a 17,8% do mercado) face a um ano atrás, mas ainda detém, com diferença, a maior quota de mercado de todas as linhas no segmento de serviços intra-europeu.

A CMA CGM retorna ao segundo lugar ao aumentar sua capacidade em 15% e registrar uma participação de mercado relativamente estável de 15,8%, em comparação com 16,2% no ano passado.

A Cosco, por sua vez, foi a única grande companhia marítima intra-europeia que registou um declínio na capacidade e na quota de mercado. A companhia marítima, que em 2023 atingiu uma quota de mercado de 6,7%, viu a sua quota cair para 5,6% nos últimos doze meses.