Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Lorenzetti aumenta eficiência logística com nova metodologia

Com Lean Manufacturing, empresa reduziu tempo de manutenção, aumentou expedição e diminuiu custos operacionais

25/07/2025 14h02

Foto: Divulgação

A Lorenzetti, fabricante de duchas e chuveiros elétricos, implementou a metodologia Lean Manufacturing na operação logística com o objetivo de reduzir desperdícios e otimizar processos. A iniciativa impactou a eficiência da distribuição nacional e contribuiu para fortalecer a competitividade da empresa no mercado internacional, que atualmente exporta para mais de 45 países na América Latina e na África.

De acordo com a companhia, com a adoção da nova abordagem, o tempo de manutenção de equipamentos caiu de 43 para 17 dias úteis. A empresa também conseguiu aumentar a expedição em 100 mil caixas em relação ao ano anterior, mantendo o número de colaboradores. Além disso, houve uma redução de 30% nas horas extras trabalhadas e uma queda significativa no número de embalagens danificadas, conforme apontado em feedbacks do pós-venda.

Segundo a empresa, foram aplicadas ferramentas como Kaizen, com treinamentos voltados à equipe operacional; o método 5S, para organização do ambiente de trabalho; Gemba Walk, que permite aos gestores acompanharem de perto a operação em andamento; e o Value Stream Mapping (VSM), utilizado para reduzir os tempos de espera ao longo do processo logístico.

A empresa também adotou medidas sustentáveis, como a digitalização de checklists via QR Code, eliminando o uso de papel e reduzindo em 60% o tempo de manutenção dos equipamentos. A manutenção preventiva das empilhadeiras, aliada à digitalização dos processos, contribuiu para dobrar a vida útil das baterias e diminuir em 200% as ocorrências mensais de manutenção.