Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Infraero prevê movimento significativo em seus 19 aeroportos

A estimativa é de 2,5 milhões de passageiros entre os dias 16 de dezembro e 2 de janeiro de 2023

02/12/2022 09h42

Foto: Divulgação 

Fim de ano é sinônimo de férias e viagens e isso se traduz em um aumento significativo no movimento nos aeroportos. O mundo ainda se recupera da crise da covid-19, mas em 2022 essa subida na movimentação não seria diferente. A Infraero estima que 2,5 milhões de passageiros devem passar por seus 19 aeroportos entre os dias 16 de dezembro de 2022 e 2 de janeiro de 2023. 

O número, segundo a empresa responsável por terminais como Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Campo Grande (MS) e Passo Fundo (RS), é 45% maior em relação ao movimento do ano passado, quando 1,7 milhão de pessoas embarcaram e desembarcaram nos aeroportos administrados pela Infraero entre os dias 17 de dezembro de 2021 e 3 de janeiro de 2022.  

A projeção para as festas de fim de ano foi elaborada a partir das programações informadas pelas empresas aéreas. Estão previstos também 18,7 mil pousos e decolagens no período, 38% superior em relação aos 13,5 mil voos realizados no período do ano passado.  O maior movimento deve ocorrer entre os dias 19 e 21 de dezembro e 2 de janeiro. 

O Aeroporto de Congonhas, uma das principais portas de entrada para o estado de São Paulo, é o líder no número de voos e passageiros previstos: 8949 movimentações e 1.258.457 passageiros, representando um aumento de 45% e 52% respectivamente. No entanto, o destaque na taxa de crescimento para 2023 está com o Aeroporto do Vale do Aço/Ipatinga, em Minas Gerais, com 105% a mais de voos e 101% para passageiros.  

Os aeroportos de Sorriso (MT), Passo Fundo, Santo Ângelo (RS) e Jacarepaguá (RJ) não devem ter qualquer aumento. 

A Infraero diz trabalhar para que passageiros, empresas aéreas e demais funcionários e frequentadores tenham tranquilidade nos aeroportos. Para isso, a empresa reforçou as medidas de segurança e fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária. O objetivo é manter os níveis de conforto e a segurança de passageiros, operadores aéreos e demais usuários dos aeroportos.    

O atendimento e as orientações aos viajantes também contam com os “amarelinhos” da Infraero: colaboradores de colete amarelo com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?” estarão usando equipamentos de proteção individual e prontos para auxiliar as pessoas que chegam e partem nos terminais.  

Além disso, é recomendado que os passageiros cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de 1h30 para voos domésticos e 3h para voos internacionais.  

Guia do Passageiro

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia aérea podem ser conferidas nas orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A página traz informações sobre oferta e compra de passagem, documentos para embarque, orientações em caso de atraso, cancelamento e preterição, acessibilidade, entre outras.