Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

Incerteza da economia atinge maior nível na prévia de abril

Indicador teve alta de 44,5 pontos, chegando a 211,6

16/04/2020 14h00

Foto: Divulgação

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve alta de 44,5 pontos na prévia de abril deste ano e chegou a 211,6 pontos.

Esse é o maior nível da série histórica. O recorde anterior tinha sido registrado em 136,8 pontos, em setembro de 2015, de acordo com a FGV.

Em março, o IIE-Br já tinha registrado uma alta de 52,0 pontos. O atual nível do indicador alcançado na prévia de abril supera em mais de 100 pontos o início da zona de incerteza elevada (acima de 110 pontos).

O IIE-Br é composto por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

O componente de Mídia, baseado na frequência de notícias com menção à incerteza na imprensa, subiu 35,5 pontos e atingiu o recorde de 196,5 pontos.

O componente de Expectativa, construído a partir das previsões dos analistas econômicos, subiu 62,6 pontos e alcançou 226,1 pontos na prévia, o segundo maior nível da série, ficando abaixo apenas do nível de outubro de 2002 (257,5 pontos).

A prévia do Indicador de Incerteza da Economia Brasileira coletou dados entre o dia 26 do mês anterior ao dia 14 de abril. O resultado fechado do mês será divulgado no próximo dia 30.