Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

IDS: Salvador ocupa 5ª posição na Bahia e é 13ª entre as capitais

Estudo da ONU monitora necessidade de implementação de políticas públicas para o enfrentamento da desigualdade social

30/09/2021 13h55

Foto: Divulgação

Salvador é a quinta cidade da Bahia com melhor índice de desenvolvimento sustentável, de acordo com o relatório Programa Cidades Sustentáveis. O PCS avalia as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural no planejamento municipal.

A partir deste programa – que é de adesão voluntária, os governos locais implementam políticas públicas para o enfrentamento da desigualdade social e construção de cidades mais justas. O estudo é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

A cidade baiana com a pior colocação é Uruçuca, que está no 497º lugar e registra pontuação de 51,53 no índice de desenvolvimento sustentável. Confira todas as cidades brasileiras neste link.

Se o ranking fosse apenas entre as 26 capitais brasileiras – sem contar Brasília –, Salvador estaria no 13º lugar no ranking geral, atrás de cidades como: São Paulo (48º no ranking geral), Belo Horizonte (133º), Vitória (232º), Manaus (260º) e Rio de Janeiro (270º).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Para ter um bom posicionamento no ranking geral que monitora os índices de desenvolvimento sustentável, as cidades precisam atingir, até 2030, boas taxas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Os objetivos são:

  1. Erradicação da pobreza;
  2. Fome zero e agricultura sustentável;
  3. Saúde e bem-estar;
  4. Educação de qualidade;
  5. Igualdade de gênero;
  6. Água limpa e saneamento;
  7. Energia limpa e acessível;
  8. Trabalho decente e crescimento econômico;
  9. Indústria, Inovação e Infraestrutura;
  10. Redução das desigualdades;
  11. Cidades e comunidades sustentáveis;
  12. Consumo e produção responsáveis;
  13. Ação contra a mudança global do clima;
  14. Vida na água;
  15. Proteger a vida terrestre;
  16. Paz, justiça e instituições eficazes;
  17. Parcerias e meios de implementação.

Fonte: G1