03/09/2025 10h47
Foto: Divulgação
Com investimentos de R$ 480 milhões, a Ferro Puro Mineração, empresa controlada pelo grupo Avante, acaba de inaugurar um Centro de Distribuição de minério no distrito de Joaquim Murtinho, em Congonhas (MG), que vai viabilizar uma ligação entre Minas Gerais e os portos do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O terminal intermodal atende os setores de cargas rodoviário e ferroviário, recebendo, armazenando e distribuindo minério de ferro.
A capacidade do Centro de Distribuição Avante (CDA) é de movimentar 12 milhões t/ano de minério de ferro por ano e faz conexão com as ferrovias Vitória a Minas (da Vale), Centro-Atlântica (VLI), MRS, além da rodovia BR-040, otimizando o escoamento da produção de minério de ferro.
Entre os diferenciais do CDA está a operação em bitola mista, que permite atender tanto as ferrovias de bitola estreita quanto larga ou métrica.
Segundo o grupo Avante, as obras para a construção do terminal envolveram 1500 trabalhadores e a previsão para a fase operacional é de 250 empregos diretos e 750 indiretos.
O grupo Avante atua na produção de minério de ferro em Minas Gerais e a Ferro Puro Mineração possui uma mina em Santa Bárbara (MG) e um pátio de caminhões Maracujá, em Ouro Preto (MG), além do novo Centro de Distribuição.