Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Gru Airport assume operação de mais 12 aeroportos pelo Brasil

No leilão, apenas o terminal de Jericoacoara, no Ceará, passou para a gestão da alemã Fraport

29/11/2025 07h35

Foto: Divulgação

A GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo, assumirá a administração de doze aeroportos regionais após vencer — como única proponente — o maior bloco do leilão do Programa AmpliAR, concluído pelo Ministério de Portos e Aeroportos na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Ao todo, treze dos dezenove terminais previstos no programa foram concedidos.

A concessionária ficará responsável pelos aeroportos Horácio de Matos e Paulo Afonso (Bahia), Barreirinhas (Maranhão), Porto Alegre do Norte (Mato Grosso), Araripina, Garanhuns e Santa Magalhães (Pernambuco), Serra da Capivara/São Raimundo Nonato (Piauí), Canoa Quebrada (Ceará), Cacoal e Vilhena (Rondônia) e Araguaína (Tocantins).

Esses aeroportos integram o conjunto de treze terminais que receberão mais de R$ 700 milhões em investimentos obrigatórios, segundo a Infraero, destinados à modernização, expansão e manutenção das infraestruturas regionais.

Fraport Brasil assume o aeroporto de Jericoacoara

Além do bloco arrematado pela GRU Airport, o leilão definiu o operador do aeroporto de Jericoacoara, no litoral do Ceará. A Fraport Brasil — concessionária dos terminais internacionais de Fortaleza e Porto Alegre — venceu a disputa com deságio de 100% sobre os parâmetros anuais do Plano Aeroviário Nacional (PAN).

A empresa superou a PAX Aeroportos, administradora do Campo de Marte (São Paulo) e de Jacarepaguá (Rio de Janeiro), que participou do leilão viva-voz, mas optou por não apresentar lances adicionais.

Diretrizes e objetivos do Programa AmpliAR

Os contratos firmados preveem mais de R$ 700 milhões em investimentos somados para ampliar, modernizar e explorar os treze aeroportos concedidos. O Programa AmpliAR foi concebido para incorporar aeroportos regionais estratégicos ao modelo de concessões que impulsionou a modernização da infraestrutura aeroportuária brasileira na última década. A iniciativa busca dinamizar economias locais, fomentar o turismo e ampliar o acesso da população a serviços essenciais e ao transporte aéreo.