Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Frota inativa de navios atinge nível mais baixo em 22 meses

Atualmente nenhum navio com mais de 18 mil teus está fora de operação

29/02/2024 07h53

Foto: Divulgação

A indústria naval regista uma diminuição da frota de navios inativos, coincidindo com o contexto da crise no Mar Vermelho. Segundo dados recentes da Alphaliner , observa-se uma redução no número de navios fora de serviço. Esta diminuição, que se regista pela quinta vez consecutiva nas últimas quinzenas, é atribuída à crescente procura de capacidade adicional, nomeadamente para a navegação em torno do Cabo da Boa Esperança.

No final de janeiro, o número de embarcações inativas era de 89 unidades, diminuindo para 84 segundo as últimas informações. Este valor representa 0,7% da frota total de navios porta-contêineres, marcando o nível mais baixo em 22 meses. Destaca-se que atualmente nenhum navio com mais de 18 mil TEUs e apenas uma unidade com mais de 12,5 mil TEUs está fora de operação.

Da mesma forma, observa-se uma diminuição significativa do número de navios imobilizados em estaleiros para manutenção, reparação e reconversão. Até 12 de fevereiro foram registrados 99 navios, com capacidade de 239.266 TEUs, marcando uma redução de 6 unidades e 73.769 TEUs em relação à quinzena anterior. Este número representa o nível mais baixo em mais de três anos.

Apesar do fluxo constante de novos navios que entram em serviço, a curto prazo está a ser retirada capacidade da frota ociosa para satisfazer as exigências do mercado. Isto contrasta com o período tradicionalmente lento do Ano Novo Chinês, que não teve um impacto significativo na dinâmica. É importante mencionar que há um ano a capacidade combinada de navios ociosos e estaleiros representava 6,2% da frota de contêineres, ante 1,5% hoje.

Fonte: Mundo Marítimo