12/07/2025 10h19
Foto: Ilustrativa
A Ford América do Sul adotou a tecnologia da Relex Solutions para otimizar os níveis de estoque e acelerar as operações de pós-venda de autopeças. Com a substituição do sistema anterior de planejamento da cadeia de suprimentos, a montadora busca melhorar a precisão das previsões, reduzir custos de estoque, automatizar processos e elevar o nível de serviço aos concessionários. A implementação está sendo conduzida com o apoio da parceira DemandTex, em cinco países: Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia.
Na América do Sul, a operação de pós-venda da Ford envolve 600 fornecedores, 10 centros de distribuição, 150 mil SKUs e 400 concessionárias. Com a nova tecnologia, a empresa passa a garantir maior disponibilidade de peças para os concessionários, contribuindo para a redução do tempo de inatividade dos veículos e o atendimento às demandas dos clientes.
Com a plataforma baseada em Inteligência Artificial, a Ford passou a automatizar o planejamento de suprimentos, inclusive de itens de baixa rotatividade, e a aplicar modelos de previsão de demanda com múltiplos fatores (regressores). A empresa também passou a utilizar recursos de colaboração com fornecedores e planejamento de cenários, com o objetivo de fortalecer a integração entre as áreas e os parceiros da cadeia.
“A abordagem baseada em IA da Relex vai nos ajudar a tomar decisões mais inteligentes e rápidas, melhorar a precisão das previsões e aumentar o nível de serviço para nossos concessionários, ao mesmo tempo em que controlamos os custos”, disse o gerente sênior de Logística de Pós-venda de Peças da Ford América do Sul, Carlos Laprega.