Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Drive-thru coleta lixo eletrônico e outros materiais recicláveis

Drive segue até esta sexta-feira (24), das 8h às 20h, no Jardim dos Namorados, em Salvador

24/09/2021 07h03

Foto: Divulgação

A startup baiana Solos, que atua na área de soluções para reduzir o lixo das cidades, realiza até esta sexta-feira (24), das 8h às 20h, um drive-thru no Jardim dos Namorados, na Pituba, em Salvador, para as pessoas entregarem materiais recicláveis, inclusive eletrônicos. A iniciativa tem o objetivo de estimular o descarte consciente na capital baiana.

Esta é a segunda edição do projeto que visa coletar duas toneladas de resíduos e com a venda gerar R$10 mil em renda para a cooperativa parceira Cooperaguary. A meta está próxima de ser alcançada, segundo a Startup Solos.

Com a temática “tudo se transforma, nada se desperdiça”, a ação ocorre em três frentes: com o drive-thru localizado na Av. Otávio Mangabeira, em frente ao Jardim dos Namorados, para coleta de plásticos, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, metais e vidro; um sistema de coleta porta a porta, nos estabelecimentos comerciais e residenciais que estão em raio de 1km do drive-thru.

Uma das sócias fundadora da Solos, Gabriela Tiemy, explica que no drive-thru, qualquer pessoa pode levar seus resíduos recicláveis, se atentando para alguns cuidados. “Tudo deve estar higienizado, sem sobras de comida ou líquidos”, orienta.

Gabriela complementa que o pós-consumo é uma das vertentes significativas para aumentar o volume do que é reciclado no Brasil, que infelizmente conta com taxas de reciclagem extremamente baixas (5%). “Por isso é fundamental que iniciativas como esta contem com a participação do cidadão, do setor privado e da gestão pública”, salienta.

Na primeira edição do projeto, que ocorreu em setembro do ano passado, dentro de um drive-in, no Centro de Convenções, foram coletadas seis toneladas de resíduos, durante um mês de funcionamento, além dos resíduos gerados ao longo das atrações do espaço, como show de Nando Reis e o stand up de Leandro Hassun, gerando R$20 mil reais em renda.

O projeto da Solos é em parceria com a Braskem e conta com apoio da Prefeitura de Salvador.