10/06/2025 13h56
Foto: Divulgação
O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, segue como uma das datas mais relevantes para o varejo, especialmente para os pequenos e médios empreendedores digitais. De presentes clássicos como roupas e jóias, até experiências e serviços como estética, gastronomia e lazer, a data é uma oportunidade estratégica para quem vende online.
Em 2024, o volume total de vendas gerado por lojistas que utilizam as plataformas Tray e Bagy, ambas soluções da LWSA chegou a R$1,96 milhão durante os meses de maio e junho. Os produtos mais vendidos foram joias, celulares e acessórios, eletroeletrônicos, roupas e calçados, além de serviços de estética e beleza.
Neste ano, mesmo com uma leve queda na intenção de compra, estimada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a expectativa é de que a data movimente R$22 bilhões, com 93 milhões de consumidores indo às compras. A média de valor por presente será de R$238, com destaque para roupas (38%), cosméticos (34%), calçados (20%) e jantares românticos. Os casados aparecem no topo da lista dos presenteadores (58%), seguidos por namorados (34%).
Lojista deve apostar em promoções
Além das lojas próprias, marketplaces e redes sociais, o lojista conta com o reforço de novas vitrines digitais como o TikTok Shop, que estreou no Brasil recentemente com um público de 110 milhões de usuários, e se tornou uma poderosa alternativa para ampliar a exposição e conversão de vendas. A funcionalidade permite que produtos sejam vendidos diretamente em vídeos e transmissões ao vivo, mesclando conteúdo e consumo em uma experiência fluida.
“O Dia dos Namorados é uma das datas mais emocionais do ano e isso reflete diretamente na intenção de compra. É o momento para o lojista apostar na criatividade e oferecer, além de produtos, uma boa experiência para o cliente, com kits criativos, parcerias com prestadores de serviços, campanhas segmentadas e frete grátis. E, neste ano, ainda temos como explorar novas frentes como o TikTok Shop, que hoje é um importante canal de descoberta e conversão para o e-commerce”, afirma Thiago Mazeto, diretor da Tray.
Dicas para vender mais no Dia dos Namorados: