Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Demanda de passageiros continuou forte em junho

O aumento de 76,2% foi impulsionado, em grande parte, pela recuperação forte e contínua do tráfego internacional

09/08/2022 10h11

Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou os dados de transporte aéreo de passageiros do mês de junho. Segundo o relatório, a recuperação das viagens aéreas permanece forte. O tráfego total aumentou 76,2% em junho de 2022 em relação a junho de 2021, impulsionado, em grande parte, pela recuperação forte e contínua do tráfego internacional. No mundo, o tráfego atingiu 70,8% dos níveis pré-crise (2019).

O destaque ficou para o tráfego internacional, que mais que triplicou, percentualmente, em relação a um ano atrás. Segundo a Iata, a flexibilização das restrições de viagens na maior parte da região da Ásia-Pacífico está contribuindo para a recuperação. As viagens recuperaram 65,0% dos níveis pré-pandemia.

As companhias aéreas latino-americanas apresentaram aumento de 136,6% no tráfego na comparação ano x ano. A capacidade de junho aumentou 107,4% e a taxa de ocupação aumentou 10,3 pontos percentuais, atingindo 83,3%. Depois de liderar as regiões em taxa de ocupação por 20 meses consecutivos, a América Latina ficou em terceiro lugar em junho, ficando atrás da América do Norte e do Oriente Médio.

“A demanda por viagens aéreas continua forte. Após dois anos de lockdowns e restrições nas fronteiras, as pessoas estão aproveitando a liberdade de viajar para onde quiserem e puderem ir”, disse Willie Walsh, diretor-geral da Iata.