Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Crescimento portuário acelera investimentos logísticos em SC

Com alta de 5,23% na movimentação de cargas no 1S25, o estado catarinense vive o auge de seu ciclo logístico e industrial

01/12/2025 15h38

Ciway 470, complexo logístico - Foto: Divulgação

O crescimento de 5,23% na movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina no primeiro semestre deste ano, comparado a 2024, reforça o protagonismo do estado como eixo logístico nacional. Foram mais de 32,2 milhões de toneladas movimentadas entre janeiro e junho, desempenho muito acima da média brasileira (1,02%) e o melhor entre os estados do Sul, segundo levantamento da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, com base em dados da Antaq. No setor de contêineres, o aumento foi de 12,4%, somando 1,34 milhão de TEUs, o equivalente a 19,2% da movimentação total do país.

O avanço é impulsionado por terminais como a Portonave, em Navegantes, que movimentou 4,8 milhões de toneladas no semestre e se mantém como o terceiro maior terminal de contêineres do Brasil, atrás apenas de Santos e Paranaguá. A empresa anunciou um plano de investimento de R$ 1 bilhão até 2026 para ampliar a capacidade e receber navios de até 400 metros de comprimento, o que deve consolidar o litoral catarinense como um dos principais corredores logísticos da América do Sul.

Esse crescimento tem reflexo direto sobre o mercado de galpões e parques logísticos, que vive um dos ciclos mais aquecidos da história em Santa Catarina. Com vacância próxima de 3% e valorização superior a 300% no metro quadrado na última década, segundo consultorias do setor.

Além da infraestrutura portuária e da localização estratégica, Santa Catarina também se destaca pelo ambiente tributário competitivo, um dos mais atrativos do país para o setor logístico e industrial. O estado mantém alíquotas reduzidas de ICMS, além de municípios como Navegantes, que praticam ISS de apenas 2% , uma das menores do Brasil. Esse conjunto de fatores têm impulsionado a instalação de novas indústrias, operadores logísticos e centros de distribuição no litoral norte catarinense.

Um dos empreendimentos que simbolizam essa nova fase do setor é o Ciway 470, complexo logístico de padrão internacional em construção em Navegantes. Desenvolvido pela Ciway, uma empresa do Grupo Saes, que tem mais de 50 anos de atuação na construção civil, o projeto Triple A reúne certificação ambiental LEED e tecnologia IoT aplicada à gestão operacional.

“O crescimento do setor portuário catarinense tem provocado uma reorganização completa da cadeia logística no estado. Estamos observando um movimento no qual eficiência, tecnologia e sustentabilidade deixaram de ser diferenciais e passaram a ser exigências. A nova geração de complexos logísticos precisa dialogar com esse cenário e oferecer infraestrutura integrada, reduzir custos operacionais e atender a padrões internacionais de desempenho ambiental. O Ciway 470 surge acompanhando a transformação do litoral catarinense em um dos corredores logísticos mais competitivos do país”, explica Lucas Saes, diretor administrativo do Grupo Saes. 

Com mais de 200  mil m² de área construída em um terreno com área superior a 250 mil m², o empreendimento é atualmente a maior estrutura do Sul do Brasil no segmento logístico. São 94 módulos flexíveis, de 1,8 mil a 6 mil m², dimensionados para operações de comércio exterior, e-commerce e transporte de cargas. Situado entre os portos de Navegantes e Itajaí, com acesso direto às BRs 101 e 470, o complexo incorpora princípios de logística verde, como reaproveitamento de água da chuva, iluminação em LED, ventilação natural e sistemas inteligentes de eficiência energética.

Além dos galpões, o projeto reserva quase 900 m² para descanso e integração entre ambientes internos e externos, com centro administrativo , área gastronômica, lounge de convivência, quadra poliesportiva e ambulatório para colaboradores, um desenho de infraestrutura corporativa humanizada alinhado a padrões internacionais. Possui ainda um HUB corporativo com  5 mil m2 de área construída contendo restaurantes, salas comerciais,  heliponto e auditório para atender o público interno e externo. 

“Quando pensamos em infraestrutura logística, é preciso lembrar que eficiência não se resume a tecnologia e estrutura física, mas também à qualidade de vida das pessoas que fazem essas operações acontecerem. Cada detalhe do Ciway 470 foi planejado para equilibrar produtividade e bem-estar, com espaços que favorecem a convivência, descanso e segurança. Esse é o caminho da nova logística: inteligente, humana e sustentável”, conclui o diretor do Grupo Saes.

Com mais de 50 anos de atuação e mais de 1 milhão de m² construídos, o Grupo Saes é uma empresa catarinense de referência na construção civil, reconhecida pela solidez, inovação e qualidade técnica. O portfólio reúne empreendimentos residenciais em Itajaí, Camboriú, Itapema e Gaspar, por meio da Saes Empreendimentos, e o complexo logístico Ciway 470, pela empresa Ciway, em Navegantes. Em 2025, o grupo avança na expansão regional com projetos no Rio Grande do Sul (Gramado), alinhando arquitetura autoral, sustentabilidade e valorização urbana.