Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Congonhas terá novo terminal e voos internacionais

Concessionária apresentou novo projeto para Aeroporto de Congonhas; serão investidos mais de R$ 2 bilhões

25/03/2024 14h30

Foto: Aena Brasil - Divulgação

O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, vai ganhar um terminal de passageiros com mais que o dobro do tamanho atual, além de novas pontes de embarque e capacidade de acomodar voos internacionais, segundo a Aena Brasil, concessionária que administra o terminal. As obras começam ainda neste ano e devem ser concluídas em 2028.

A Aena apresentou o projeto para a ampliação e modernização do aeroporto na manhã desta segunda-feira (25). O investimento previsto é de mais de R$ 2 bilhões. O terminal poderá movimentar 29,5 milhões de passageiros por ano — atualmente, recebe cerca de 22 milhões, segundo a Aena.

“Essa tarefa de enormes proporções será realizada a várias mãos, com o apoio e o trabalho também do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Aviação Civil, da Secretaria de Aviação Civil, da Prefeitura de São Paulo e do governo estadual”, afirmou Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil, durante o evento.

A solenidade contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do governador Tarcísio de Freitas, entre outras autoridades, representantes de companhias aéreas e de grupos interessados no setor do transporte aéreo.

Foto: Aena Brasil - Divulgação

Obras

A área de embarque e desembarque vai dobrar de tamanho, chegando a 105 mil metros quadrados. O projeto contempla a preservação, revitalização e integração das áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico ao novo terminal. A área nova será utilizada para o embarque dos passageiros, enquanto o terminal atual será destinado ao desembarque.

Com a ampliação, Congonhas passará a dispor também de 20 mil metros quadrados para áreas comerciais.

O terminal de embarque terá um novo salão de check-in com 72 posições amplas e acessíveis, podendo chegar a 108, e um novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de comprimento.

Serão 19 novas pontes de embarque, em substituição às 12 atuais, o que vai garantir 70% ou mais dos embarques diretos às aeronaves, de acordo com a concessionária.

Além disso, haverá 10 portões de embarque remoto, dando novo uso ao hangar tombado, 13 leitores automáticos de cartão de embarque e aumento de 10 para até 17 canais de inspeção. O projeto ainda prevê portões de embarque reversíveis, capazes de acomodar voos internacionais de acordo com a demanda das companhias aéreas.

No setor de desembarque, será instalado um novo sistema de processamento de bagagens, “mais rápido e mais inteligente”, com 10 carrosséis — atualmente são três, além do aumento de cinco para sete esteiras de restituição de bagagem.

Com um novo pátio de 215 mil metros quadrados para a aviação comercial, haverá aumento de 30 para 37 de posições de parada de aeronaves, sendo 19 nas pontes e 18 remotas, com afastamentos adequados às normas internacionais e pronto para receber o Airbus A321 em todas as posições.

Foto: Aena Brasil - Divulgação

Carros de aplicativo

Para melhorar a circulação viária e reduzir o trânsito no acesso ao aeroporto de Congonhas, a Aena vai criar um bolsão para carros de aplicativos e de locadoras e uma nova praça pick-up com 72 vagas para embarque em carros de aplicativos.

A área de meio-fio terá um incremento de 250 metros para embarque e desembarque dos passageiros e haverá um acesso direto à futura estação de metrô da linha Ouro.

As obras do bolsão para carros de aplicativo estão previstas para 2024.

Entre outras ações da Aena planejadas para este ano estão um retrofit do sistema de ar-condicionado do terminal atual, reforma dos banheiros, reordenamento e ampliação do raio-x, revitalização da fachada e ampliação da sala de embarque remoto.