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Transporte Aquaviário

Codern comemora 50 anos com resultados positivos

Os Portos de Natal, de Areia Branca e o de Maceió (AL) estão sob sua responsabilidade

03/02/2020 17h13

Foto: Canidé Soares - Codern

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) comemora, nesta segunda-feira (3), as Bodas de Ouro, com grande participação no desenvolvimento econômico do Estado. Foi criada em 03 de fevereiro de 1970 com a denominação de Terminais Salineiros do Rio Grande do Norte – Termisa. Atualmente, é responsável pelos Portos de Natal, de Areia Branca e, por força de delegação do Governo Federal, o de Maceió, do Estado de Alagoas.

Segundo a Codern, desde fevereiro de 2019 sob nova diretoria, a Companhia passa por um choque de gestão e os resultados têm sido positivos. Entre eles: atingiu no ano passado o melhor nível na avaliação do Indicador de Governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (IG-SEST), instrumento de acompanhamento contínuo da governança das Empresas Estatais Federais de controle direto da União; conseguiu reverter, após quatro décadas, um resultado financeiro negativo mensal; e, após cerca de 10 anos, voltou a exportar açúcar.

A Companhia Docas acrescenta, ainda, que o Porto de Natal apresentou um aumento nas exportações em 8,5%, em 2019, com relação ao ano anterior, com destaque para as frutas, que corresponderam a mais de 90% do total. “Os significativos avanços no último ano indicam um novo rumo para esta Autoridade Portuária do RN. O progresso em construção é fruto do trabalho coletivo da diretoria e de todos os servidores”, destacou a autoridade portuária.

Um pouco da história

Inicialmente ela foi chamada de Terminais Salineiros do Rio Grande do Norte – Termisa. No dia 20 de janeiro de 1978 passou a ter uma nova denominação: Companhia Docas do Rio Grande do Norte – Codern. Hoje é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Infraestrutura, criada através do Decreto de nº 66.154, de 03 de fevereiro de 1970. Sua Sede se localiza na cidade de Natal (RN).

A partir de 1983, seguindo a determinação de uma Assembleia Geral de Acionistas da Portobras, a administração do Porto de Natal passou a ser uma atribuição da Codern. O projeto inicial deste porto foi aprovado em 14 de dezembro de 1922, através de decreto. No entanto, só dez anos depois, em 1932, o decreto de número 21.995, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, à frente do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, cria o Porto de Natal. No dia 21 de outubro desse mesmo ano o decreto é publicado no Diário Oficial da União, mas a solenidade oficial só ocorreu em 24 de outubro. A obra foi gerenciada pelo engenheiro Hildebrando de Góis, que na época chefiava a extinta Inspetoria Fiscal dos Portos, Rios e Canais com sede no Rio de Janeiro. O engenheiro Décio Fonseca foi o primeiro administrador do Porto de Natal.

Já o Terminal Salineiro de Areia Branca foi inaugurado no dia 1º de março de 1974. Construído de aço, em alto mar, com aproximadamente 15 mil metros quadrados, ele passou a ser o principal ponto de escoamento do sal produzido no Rio Grande do Norte. A primeira operação ocorreu no dia 4 de setembro de 1974. Na construção desse terminal foram investidos 35 milhões de dólares. É uma obra pioneira em toda a América Latina. O Porto Ilha é retangular, mede 92 metros de largura e 166 metros de comprimento. Foi aterrado com material coralíneo tirado da região e coberto com um piso de sal para garantir a pureza do produto armazenado.