Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Codeba realiza ações no pátio de triagem do Porto de Salvador

As medidas visam reativar o espaço que foi interditado após fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego

25/03/2024 17h25

Foto: Sinait - Divulgação

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) anunciou uma série de medidas nesta segunda-feira (25) para atender os auditores do Ministério do Trabalho  que a interditaram o pátio de triagem do Porto de Salvador. 

A ação aconteceu após uma fiscalização dos agentes no pátio, que resultou na interdição do espaço a partir da última sexta-feira (22). A medida tinha sido efetuada por conta da falta de segurança para o trânsito de trabalhadores na área e riscos de atropelamento. 

O espaço é usado como estacionamento e apoio logístico dos veículos de carga e descarga de mercadorias, que acessam a zona portuária a partir da Via Expressa Baía de Todos os Santos, interligada diretamente com a BR-324. Em média, cerca de 200 veículos, entre caminhões e carretas, circulam pelo pátio todos os dias, conforme o Nacional dos Auditores do Trabalho (Sinait).

A área passou por inspeção entre os dias 18 e 20 de março, e segundo o Ministério do Trabalho, foi constatada situação de risco grave e iminente de acidentes no pátio de triagem. Entre os problemas apontados estão falta de faixas de pedestres e sinalização, em geral, de observância às normas de trânsito e outros meios de organização viária essenciais para a segurança dos trabalhadores e veículos que operam no equipamento.

Por meio de nota, a Codeba informou que está tomando e aperfeiçoando algumas medidas para que não haja outras paralisações das atividades do local. 

“Tendo em vista a interdição do pátio de triagem do Porto de Salvador, no dia 22 de março, por uma equipe de auditores do Ministério do Trabalho, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) informa que implementou medidas requisitadas pelo Ministério do Trabalho para melhor ordenamento das operações do pátio de triagem, não ocorrendo interrupção das atividades do Porto”, disse a companhia através do documento. 

Entre as ações anunciadas pela empresa está a agilização da implantação dos sistemas de controle de acesso - cuja implantação foi contratada em novembro de 2023, através de concorrência pública; implantação do sistema de sinalização vertical e horizontal na área do pátio de triagem, contratada em janeiro deste ano – que inclui faixas de pedestre (já implantadas) bem como a delimitação de espaços de circulação e estacionamento. 

Além disso, a Codeba comunicou que vai realizar tratativas com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para que os agentes que compõem o efetivo da Guarda Portuária possam atuar como Agentes de Trânsito, para autuar os veículos que estejam em situação de irregularidade no pátio de triagem e nas dependências do Porto.