Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Cipatex amplia CD em 22% e moderniza operação logística

Com um investimento de R$ 8 milhões, centro de distribuição ganhou dois mil m², passando de nove mil para 11 mil m²

25/01/2026 09h57

Foto: Divulgação

A Cipatex, fabricante de revestimentos sintéticos, concluiu a ampliação do centro de distribuição, localizado em Cerquilho (SP). Com um investimento de R$ 8 milhões, o CD ganhou 2 mil m², passando de nove mil para 11 mil m². De acordo com a empresa, a iniciativa representa um crescimento de 22% na área total destinada ao armazenamento e operação logística.

Com a expansão, a capacidade de estocagem de produtos acabados aumentou de cinco mil para seis mil toneladas, o equivalente ao giro de dois meses e meio de produção da companhia. A estrutura ganhou ainda mais duas docas de carregamento, com total de nove em funcionamento, além de contar agora com 20 empilhadeiras elétricas.

“O investimento atende à necessidade de acompanhar o aumento do mix de produtos do nosso portfólio e a conquista de novos clientes, incluindo da indústria farmacêutica, o que exige um processo logístico ainda mais ágil”, afirmou o diretor Comercial e Marketing da Cipatex, Rafael Pilon.

Tecnologia e sutentabilidade

Entre as melhorias tecnológicas, o centro de distribuição possui uma nova geração de coletores de dados com sistema Android. “A leitura dos produtos por QR Code agora é feita em metade do tempo, o que torna as etapas de separação, conferência e movimentação ainda mais rápidas”, afirmou o gerente de Logística da Cipatex, Aparecido Vieira. A inovação integra a atualização do sistema WMS, que contribui para aumento na produtividade e maior eficiência na gestão dos estoques.

O local também dispõe de um sistema de controle de fretes e entregas das transportadoras (TMS) e acabou de implementar um software de comércio exterior para facilitar a gestão das exportações e da operação.

Com 12 metros de altura, o CD foi projetado com foco na sustentabilidade, com melhor aproveitamento da luz natural e toda a iluminação é 100% LED, o que proporciona economia de 80% em energia. Todas as empilhadeiras que rodam nas instalações são elétricas, que eliminam emissões de poluentes e reduzem ruídos.

Segundo a empresa, o espaço também emprega mantas impermeabilizantes em áreas estratégicas, evitando que resíduos líquidos atinjam o lençol freático. Além disso, conta com área de preservação e todo o volume de água utilizada passa por tratamento integral.