24/11/2025 15h13
Foto: Fernando Frazão - Agência Brasil
De janeiro a outubro de 2025, o Brasil registrou a movimentação de 106,8 milhões de passageiros em seus aeroportos, superando a marca dos 100 milhões com um mês de antecedência em relação ao ano anterior, quando o feito só foi alcançado em novembro.
Os dados foram divulgados pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), com base em estatísticas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O crescimento acumulado no período foi de 9,5% em comparação ao mesmo intervalo de 2024, considerando voos domésticos e internacionais. Para o ministro do MPor, Silvio Costa Filho, o resultado demonstra a trajetória firme da aviação civil brasileira, impulsionada por melhorias na infraestrutura aeroportuária, regionalização dos terminais e ampliação das oportunidades para os brasileiros.
O mês de outubro de 2025 foi o melhor para voos domésticos desde o início da série histórica, em 2000, com 9 milhões de passageiros, um aumento de 9,1% frente a outubro do ano passado.
Foi a primeira vez que a movimentação doméstica ultrapassou a casa dos 9 milhões para o mês, evidenciando a consistência do crescimento. Essa foi a oitava vez consecutiva, desde março, que o mercado interno alcançou seu melhor resultado mensal em comparação aos anos anteriores.
No mercado internacional, outubro também bateu recorde histórico, com 2,3 milhões de passageiros, alta de 9,3% em relação ao mesmo mês de 2024. No acumulado do ano, foram 23,5 milhões de viajantes em voos internacionais.
Daniel Longo, secretário Nacional de Aviação Civil, destacou que o Brasil mantém o maior mercado doméstico da América do Sul e Caribe, apresentando o maior crescimento entre os principais países da região. Segundo ele, os recordes refletem políticas públicas eficazes e a boa resposta dos setores econômicos.
Entre os aeroportos brasileiros, os mais movimentados até outubro de 2025 foram: