08/01/2026 08h52
Foto: Azul - Divulgação
A Azul fez um levantamento sobre o transporte de animais de estimação, cães e gatos, em seus voos, em todo o ano de 2025. De janeiro a dezembro, foram transportados 70,2 mil animais de estimação em cabines das aeronaves da Companhia.
O estudo mostrou a relevância do serviço realizado pela Azul e destacou o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), principal hub da Azul. O aeródromo ficou em primeiro lugar absoluto entre os que mais embarcaram animais de estimação ao longo deste ano. Os aeroportos do Recife (PE), Confins (MG), Belém (PA) e Porto Alegre (RS) fecharam o top 5, nessa ordem.
Já entre os cinco aeroportos que mais receberam os animais de estimação transportados pela Azul ao longo de 2025, Viracopos também se manteve na liderança, seguido por Confins (MG), Recife (PE), Belém (PA) e Congonhas (SP).
"Nossa prioridade é garantir que nossos Clientes tenham uma viagem tranquila, segura e agradável e isso inclui o cuidado dedicado aos pets que embarcam com eles. O crescimento constante no transporte de animais de estimação com a Azul reforça a confiança no serviço oferecido e o cuidado que empregamos em cada processo desse atendimento. Trabalhamos para que toda a experiência seja completa e estamos sempre em busca de soluções que tragam conforto, praticidade e acolhimento do início ao fim", afirma Henrique Barone, gerente sênior de Produto e Canais Digitais da Azul.
Atualmente, a Azul permite o embarque de pets com até 10 kg (incluindo a caixa), mediante reserva antecipada e seguindo as regras do serviço adicional. A Companhia não transporta animais no porão das aeronaves e se mantém alinhada às normativas nacionais e internacionais que garantem o bem-estar dos pets durante todo o voo.
A Companhia reforça algumas orientações para os Clientes que desejam viajar com pets na cabine. Cada passageiro pode levar um animal por voo, respeitando o limite total de até três pets nas operações domésticas e até cinco nas internacionais — quatro na cabine Economy e um na cabine Business. Em voos com origem no Brasil para os Estados Unidos não é permitido o embarque de cães e a Companhia não realiza o transporte de cães de apoio emocional.
Os pets devem ser transportados em caixas apropriadas com dimensões máximas de 20 cm de altura, 31,5 cm de largura e 43 cm de comprimento. Os modelos rígidos precisam ser de fibra ou plástico resistente e os flexíveis precisam ser impermeáveis e com hastes internas de metal para reforçar a estrutura. Materiais como madeira ou palha não são aceitos. O animal deve permanecer dentro da caixa durante todo o voo e não é permitido viajar no colo do Cliente.
É importante que o pet esteja limpo e saudável e com toda a documentação obrigatória atualizada. A caixa deve oferecer espaço para movimentação confortável, ventilação adequada, travas seguras e piso com material absorvente. Também deve estar limpa e desinfetada para garantir o bem-estar do animal e a segurança sanitária a bordo.