Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Azul tem alta de 8,1% no tráfego de passageiros em março

O tráfego consolidado de passageiros da companhia cresceu 8,1% frente ao mesmo mês do ano passado

08/04/2023 09h51

Foto: Divulgação 

A Azul publicou relatório que mostra avanço nas operações no mês de março e no resultado acumulado do primeiro trimestre, o que foi puxado principalmente pelas suas rotas internacionais. A taxa de ocupação dos voos da companhia ficou em 77,8% no mês passado, ante 78,7% um ano antes.

O tráfego medido pelo indicador de número de passageiro-quilômetro transportado pago (RPK) avançou 8,1% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado. O tráfego doméstico encolheu 2,6%, mas o movimento internacional disparou 89,7%.

Com isso, o tráfego consolidado da companhia aérea encerrou o primeiro trimestre de 2023 com uma expansão de 18,1% em relação ao mesmo período de 2022.

Em termos de capacidade de tráfego, medida pelo assento quilômetro ofertado (ASK), a Azul reportou crescimento de 9,4% no mês. A capacidade dos voos domesticou caiu 0,9%, enquanto nos voos internacionais aumentou 90,2%.

Assim, a capacidade de tráfego encerrou o primeiro trimestre com crescimento de 19,1%.

A taxa de ocupação (load factor) da companhia aérea atingiu 79,6% no primeiro trimestre, recuo de 0,8 ponto porcentual na comparação anual.

“Em março, a forte receita corporativa do período pós-carnaval nos levou a atingir o maior Rask do trimestre. No mês, também alcançamos um marco importante com o lançamento da nossa malha expandida no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo”, afirmou o presidente da Azul, John Rodgerson, no comunicado.

“Mais do que dobramos nossa operação para 96 voos diários, atendendo aos maiores destinos corporativos e oferecendo rotas alternativas, mostrando aos novos clientes tudo o que a Azul tem a oferecer”, complementou.

Fonte: Estadão Conteúdo